Vamos entender o que significa preenchimento facial e para que serve esse procedimento.
O preenchimento facial pode receber várias denominações como: harmonização, volumização, MD Codes, reposicionamento e reestruturação.
Esses nomes sempre traduzem o uso de preenchedores que são injetados na pele para melhorar a aparência, reposicionar as estruturas e estimular a produção de colágeno.
O preenchimento consiste em usar substâncias biocompatíveis com a pele como ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou policaprolactona.
Essas substâncias são injetadas na pele com agulhas e cânulas.
A evolução desse tratamento trouxe variantes do produto para cada região do rosto, sendo alguns para olheira, outros para lábios, outros para volumizar e assim por diante.
O profissional que fará a aplicação deve ser médico especializado e conhecedor da anatomia, pois quando o produto é aplicado pode haver oclusão de artérias e provocar necrose significativa.
O especialista ideal para a aplicação de preenchedores é o dermatologista, que tem incluído na sua formação o aprendizado profundo da anatomia facial e também o conhecimento da característica reológica de cada preenchedor.
Com base nesses conhecimentos tanto da anatomia como da característica de cada produto deve ser feito o planejamento do tratamento de uma face.
Lembrar sempre que cada indivíduo é único e seu preenchimento deve ser pessoal, respeitando seus traços, movimentos e também desejos.
O preenchimento pode criar vetores que promovam um efeito lifting, assim como pode volumizar áreas côncavas e melhorar a definicação dos contornos.
Além disso os preenchedores podem tratar e melhorar áreas específicas ao definir e aumentar os lábios ou preencher a área afundada de uma olheira.
Também podem ser tratados o sulco nasogeniano, melhorando o famoso bigode chinês.
A região temporal que pode estar muito afundada e esquelética pode melhorar com a aplicação de preenchedores.
As sobrancelhas podem ser elevadas tanto na região central e lateral, alegrando e suavizando o olhar.
Em geral o preenchimento é feito em uma sessão, mas pode necessitar de duas a quatro sessões, conforme o planejamento inicial.
Rostos mais jovens podem ser tratados com menos quantidade de produto e rostos mais envelhecidos podem precisar de maior número de sessões para reposicionamento e efeito lifting necessário.
Após a sessão pode haver hematomas e também edema significativo.
Os efeitos colaterais mais graves estão relacionados à falta de conhecimento de anatomia, podendo ocorrer até uma oclusão arterial.
O diferencial do médico dermatologista especializado é que ele sabe reconhecer e tratar a complicação assim que ela ocorra, evitando cicatrizes indesejáveis.
A duração do tratamento é de cerca de 12 a 18 meses e a resposta individual de produção de colágeno pode ser excepcional.
O tratamento com preenchedores é uma opção interessante para o tratamento do envelhecimento facial.