Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Uma senhora iogue

Prestes a completar 100 anos, alemã dá aulas de ioga por 5 euros

Por Natalia Dornellas
22 nov 2022, 12h37

Centenárias já são encantadoras por sua idade avançada, mas quando além de tudo são experts em qualidade de vida, a gente fica completamente fã. Na última semana, recebi um vídeo de Charlotte Chopin na televisão francesa. Essa iogue de quase 100 anos (seu centenário será comemorado no dia 11 de dezembro) ganhou fama quando apareceu fazendo posturas desafiadoras no programa “La France a un incroyable talento”, reality show de sucesso na terra da Chanel.

“Eu não percebo que estou tão velha,” disse ao apresentador. Nascida na Alemanha, Charlotte começou a praticar ioga já na maturidade, mais precisamente aos 62 anos, incentivada por sua professora que rapidamente entendeu seu talento. “Vivíamos em Tours e, quando viemos nos instalar em Léré, fiquei em busca do que fazer”, disse em entrevista à uma publicação francesa.

Disciplinada, Charlotte dá aulas três vezes por semana, por módicos 5 euros, e tem cerca de vinte alunos, incluindo dois homens, como faz questão de ressaltar. “Alguns já vêm há muito tempo! Se você quer preservar sua juventude, sabe o que tem que fazer, né? Certamente haverá uma aula de ioga perto de você!”, disse.

Entre seus interesses, para além das aulas de ioga e sua filosofia, estão o carteado, a jardinagem e os jogos de palavras cruzadas. Quando questionada sobre o que acha do mundo atualmente, ela é certeira em finalizar: “Acho que não haveria guerra se todos fizessem ioga.”

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere um vídeo de Charlotte praticando ioga:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.