Um parabéns para você, que chegou aos 100, só que da Rainha!
Idosos do Reino Unidos são saudados pelos monarcas desde 1917
Estamos longe de chegar a honrarias e gentilezas com nossos velhos aqui no Brasil, como a que vou contar agora, mas desde que um grande amigo me contou que a rainha manda cartinhas aos centenários da Commonwealth resolvi pesquisar mais.
O trabalho foi simples, já que está no site do governo britânico: todos os cidadãos dos “Reinos de Sua Majestade ou Territórios Ultramarinhos do Reino Unido” podem se habilitar a receber uma carta personalizada de Elizabeth II, em data importantes como bodas de diamante (60 anos), 65º e 70º aniversários de casamento e todos os anos subsequentes, além de aniversários de 100 e 105 anos, e também nos anos seguintes.
A entrega destas mensagens é organizada pelo Gabinete de Aniversários do Palácio de Buckingham (sim, ele existe), dando continuidade a uma tradição que remonta a 1917, quando o rei George V mandou a seguinte carta a um cidadão que chegava aos 100 anos. “Sua Majestade espera que as bênçãos de boa saúde e prosperidade possam acompanhá-lo durante o restante de seus dias.”
Originalmente, as mensagens de felicitações eram enviadas como telegramas, mas o formato veio mudando ao longo dos anos, refletindo as tecnologias de cada época.
Para que não ocorram atrasos, e nenhum centenário fiquei de fora, existe inclusive um contato direto com a equipe do Departamento de Trabalho e Pensões, que avisa quando as efemérides estão próximas. Quem sabe um dia a gente não chega a esse grau de deferência!?
*Para ver mais histórias com esta e acompanhar minha “curadoria de avós e avós”, acesse nataliadornellas.com.br ou @nataliadornellas, no Instagram. Ah, e se conhecer personagens que mereçam ter suas histórias contadas a plenos pulmões, me deixe saber.