Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Dois centénarios que você precisa conhecer!

Eileen Kramer e Mike Fremont seguem praticando suas paixões e aproveitando a vida

Por Natalia Dornellas
19 ago 2022, 18h45

Enquanto os centenários brasileiros não começam a pipocar no meu e-mail (por favor, se conhecer algum, me conte a história!), escolhi dois estrangeiros para aquecer o coração e confirmar o meu mantra de que a velhice pode ser bela.

Começo com Eileen Kramer, afinal, ela está na Terra desde 1914 e tem primazia. Dançarina, coreógrafa, artista e escritora, ela segue fazendo arte aos 107 anos.

Eileen Kramer
Eileen fundou a primeira companhia de dança moderna da Austrália. (Reprodução/Reprodução)

Fundadora do Bodenwieser Ballet, a primeira companhia de dança moderna da Austrália, ela viajou pelo mundo mostrando seu trabalho, trabalhou como modelo de artistas, conheceu Ella Fitzgerald e Groucho Marx e aprendeu a dançar com os hits de Louis Armstrong.

Continua após a publicidade

Às vésperas de chegar aos 100 anos, em 2014, ela voltou à sua Austrália natal, pois tinha saudades do cheiro dos eucaliptos. Lá chegando, decidiu retornar aos palcos, de onde não pretende sair enquanto estiver respirando. 

Mike Fremont
Mike Fremont corre 8km três dias por semana. (Reprodução/Reprodução)

Agora a gente viaja para Cincinnati para encontrar Mike Fremont, um centenário que ficou conhecido como “corredor vegano”. Ele começou a correr em 1958 e, nos  últimos 46 anos, exercitou-se regularmente por Sharon Woods com seu grupo regular.

Continua após a publicidade

Sua rotina atual consiste em correr 8km três dias por semana, percurso que já foi bastante mais desafiador até os 99 anos, quando decidiu reduzir a carga e curtir mais a vida.

Quem fala de Fremont é Rich Roll, autor, atleta e podcaster que tem nele uma espécie de guru: “Mike Fremont se tornou um deus do fitness, quebrando uma série de recordes mundiais de corrida, incluindo o tempo de maratona mais rápido registrado para um quilômetro americano, aos 91 anos, e mais rápido de 96 anos”.

Vegano desde muito tempo, nosso supercentenário (como tem sido chamados os centenários muito saudáveis) disse em entrevista recente que o segredo de sua vida longa e saudável não tem a ver só com a quantidade regular de exercícios que pratica, mas com o que come (sua dieta é plant based) e com seus pensamentos. 

Continua após a publicidade

 *Para ver mais histórias com esta e acompanhar minha “curadoria de avós e avós”, acesse  nataliadornellas.com.br ou @nataliadornellas, no Instagram. Ah, e se conhecer personagens que mereçam ter suas histórias contadas a plenos pulmões, me deixe saber.   

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.