Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

As Bodas de Lilás de Zaudite e Vitalino

Um ensaio lindo para comemorar um casal muito especial

Por Natalia Dornellas
23 jan 2023, 11h15

Vitalino Gon, 83, e Zaudite Celin Gon, 84, se conheceram em 1954 aos 16 anos e começaram a namorar aos 18. O casamento aconteceu no dia 5 de novembro de 1959,  em Marilândia, Espírito Santo, três anos depois. “Eles foram juntos de caminhão, nunca haviam andado de carro. Não houve festa, eles viajaram para Vitória (Capital) para a lua de mel”, conta Gabriel, um dos 8 netos do casal, que teve 5 filhos.

Ativos, eles fazem caminhadas juntos todas as manhãs. Zaudite é Testemunha de Jeová e participa ativamente no trabalho de levar mensagens bíblicas de casa em casa, fazendo isso 3 vezes na semana. Além disso, ela é dona de casa, prepara as refeições, arruma a casa diariamente, recebe visitas, mas o que mais gosta mesmo é de reunir a família. Já o marido é marceneiro aposentado. “O que ele mais gosta de fazer é tocar sanfona, faz isso desde os 13 anos e aprendeu sozinho, realiza pequenos serviços em casa, é ajudador nos serviços domésticos e um ótimo motorista”, complementa Gabriel.

bodas
Vitalino e Zaudite se casaram em 5 de novembro de 1959. (Jhonathan Martins/Divulgação)

Ainda segundo o neto, a Bodas de Lilás, cujas fotos ilustram essa matéria, não foram as primeiras celebradas nesta união. Eles comemoraram os 50 anos de casados numa pousada em Guarapari, só em família. Os 61 anos, ou Bodas de Cobre, também foram festejados pelo clã. Mas a proporção que as bodas mais recentes tomaram tem a ver com a saúde de dona Zaudite, que em maio de 2021 foi para na UTI em decorrência da Covid-19, e com seu restabelecimento. Irani, a filha mais velha, achou que tinham motivos demais para agradecer e fazer festa.

Continua após a publicidade
bodas
Ativo, o casal caminha junto todos os dias. (Jhonathan Martins/Divulgação)

 “Nossa família sempre teve Vitalino e Zaudite como exemplo de casal, como em todos os casamento eles passaram por grandes desafios (decepções, luto, limitações financeiras), porém como Zaudite sempre fala ‘O amor cobre uma multidão de erros’, e esse amor sempre prevaleceu”, finaliza Gabriel.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.