Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

CLAUDIA Cult

Por Cultura
Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA
Continua após publicidade

Livros para ler com crianças

Títulos que não são lançamentos, mas que toda criança deveria ler

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 dez 2017, 09h00 - Publicado em 27 dez 2017, 09h00

Alguns livros foram marcantes durante a minha infância. Em casa, minha mãe sempre incentivou a leitura. Começou lendo toda noite um trechinho comigo acompanhando, depois eu lia para ela, até o dia que comecei a ler sozinha (e nunca mais parei). Reuni aqui alguns títulos que os pequenos vão adorar ler – e é capaz das mamães e papais acabarem se distraindo também.

Série Harry Potter

Não tem muito para falar, né? Acho difícil que alguém hoje não conheça a saga do bruxo inglês criado por JK Rowling. A história é sobre Harry Potter, um menino bruxo que está numa profecia e, recém-nascido, derrota o bruxo mau, Voldemort. A história começa quando ele tem 11 anos e segue por muitos anos. Tem os filmes para acompanhar também.

 

Série Diário da Princesa

Até hoje eu penso que uma avó desconhecida vai chegar e me contar que eu sou princesa, mas acho difícil que aconteça. Pois aconteceu com Mia Thermopolis. A americana de classe média, moradora de São Francisco, se vê obrigada a cumprir funções reais, aprender etiqueta e lidar com a informação se espalhando entre seus colegas de sala na série escrita por Meg Cabot. Tem também filme (mas não acompanha em nada a história do livro).

 

Série Píppi Meialonga

Píppi é uma garota aventureira que mora sozinha mesmo sendo criança no livro escrito pela sueca Astrid Lindgren. Na companhia de seu macaco de estimação, faz suas próprias roupas e cozinha – ela gosta de biscoito e panquecas, o que depois pode inspirar um tempinho com os pequenos na cozinha. Ela conta suas experiências para lá de fantasiosas e enche o leitor de vontade de sair pelo mundo descobrindo tudo.

 

Todos os do Ziraldo

O ideal é começar pelo clássico: O Menino Maluquinho. Mas depois dá para passar para Uma Professora Muito Maluquinha, Anedotinhas do Bichinho da Maçã, Uma Menina Chamada Julieta. Eu considero o Ziraldo o mestre dos livros infantis no Brasil, o equivalente ao Mauricio de Sousa nos gibis. Acho que é obrigatório apresentá-lo às crianças.

 

O Gênio do Crime

Li esse livro com minha mãe quando tinha uns 7 anos. Ela tinha lido com a mãe dela, já que foi lançado em 1969. Escrito por João Carlos Marinho, fala de um grupo de crianças que se vê no meio de uma confusão por causa de um álbum de figurinhas. Tem tanta coisa retrô, essa coisa de álbum de figurinhas que faz o maior sucesso, crianças brincando na rua e sendo detetives. Recomendo demais!

 

Desventuras em Série

A série voltou às manchetes quando a Netflix lançou uma versão para TV no começo deste ano. Mas a verdade é que os 13 livros assinados por Lemony Snicket (que não é um nome real) foram publicados a partir de 1996. Contam a tragédia dos irmãos Baudelaire, que perderam os pais em um incêndio e são perseguidos pelo Conde Olaf, interessado na fortuna das crianças. Tem muita fantasia e aventura.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.