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Fernanda Morelli

Por Beleza & Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coluna da editora de beleza e bem-estar, Fernanda Morelli
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10 curiosidades para quem ama perfumes

Você sabe por quê aplicamos as gotinhas no pulso? Ou a melhor forma de comprar um perfume? Descobri tudo isso em um workshop. Vem ver!

Por Fernanda Morelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 abr 2017, 16h32 - Publicado em 11 abr 2017, 13h24
Perfume bottles on pink background (ThinkStock/ThinkStock)
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Eu sempre amei perfume. Não saio de casa sem e tenho um para cada (humor?) ocasião. Na última terça-feira, fui convidada pela O Boticário para fazer um workshop sobre perfumaria com o superespecialista César Veiga, avaliador de fragrâncias. Passei o dia todo na fábrica da marca, em Curitiba, onde aprendi muuuita coisa (o César trabalha há mais de 20 anos na área e entende absolutamente tudo sobre o assunto). Falamos desde história da perfumaria até dicas práticas de como encontrar o perfume ideal de acordo com o seu estilo. Cheirei diveeersas essências, aprendi a diferenciar aromas e famílias olfativas, descobri de onde vem todas as nomenclaturas e vi de pertinho como funciona uma biblioteca de aromas (um verdadeiro sonho!!).

Separei, aqui, dez coisas que eu amei saber e achei que vocês também poderiam gostar:

1.Há um simples e claro motivo para aplicar o perfume em áreas como pulso e aquela dobrinha do braço: são áreas onde há maior circulação sanguínea e, portanto, exalam melhor o aroma (não esfregue um pulso no outro pois o ato pode fazer com que a fragrância evapore mais rápido do que deveria!).

2.Outras áreas, como atrás das orelhas e dos joelhos (essa eu nunca tinha entendido!), têm uma razão um pouco mais estratégica. Antigamente era considerado “elegante” cochichar elogios no ouvido das mulheres. Por isso, esse local era escolhido para estar estrategicamente perfumado.  Atrás dos joelhos, além de ser uma região também favorecida pela circulação sanguínea, tinha outra questão: as mulheres usavam saias com frequência e a ideia era que, quando cruzassem as pernas, exalassem o perfume, considerado uma ferramenta de sedução.

3.A validade média de um perfume é de 3 anos. (um problema para mim, que gosto de ter vários!). Fique atenta a coloração da fragrância. Quando começa a ficar muito amarelada ou mudar de cor e com aroma mais concentrado é porque – infelizmente – ele está perto do prazo final.

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4.O melhor lugar para guardar seu perfume é (adivinha?) dentro da sua própria caixinha! Mas quem, assim como eu, gosta de deixá-los a mostra como parte da decoração, a dica é mantê-los longe do sol e do calor (ou vapor do banheiro!). Assim, ficam protegidos e duram mais tempo.

5.Não existe fixador de perfume. O que determina a durabilidade da sua fragrância é a concentração das notas em sua composição. Quando mais concentrado e com notas menos voláteis (que não evaporam tão fácil), mais tempo ele ficará na sua pele. Uma água de colônia, por exemplo, é feita para ser mais fresca e, portanto, seus ingredientes (cítricos, muitas vezes), são evaporados” mais rápido. Por isso, inclusive, muita gente usa de forma abundante, no corpo todo (sua composição permite isso). Já a Eau de Parfum, por exemplo, possui notas mais concentradas e menos voláteis e, por isso, a tendência é que o aroma permaneça exalando por mais tempo.

6.Possuímos um mecanismo no cérebro que, após sentirmos muitos aromas de uma vez, os bloqueia e deixamos de senti-los direito. Por isso muitas lojas possuem café para neutralizar os cheiros entre uma experimentação e outra. Mas segundo Cesar, não precisa ser, necessariamente, o café. Dar uma voltinha, por exemplo, ou sentir qualquer aroma neutro, é tão eficiente quanto. No entanto, a indicação dele é sentir no máximo quatro aromas em uma mesma visita à loja.

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7.Dar uma volta no shopping (ou no aeroporto) antes de comprar o perfume é a melhor maneira de saber como ele vai ficar na sua pele. Como as primeiras notas que sentimos são as que evaporam mais rápido, o aroma que vai ficar quando elas “saírem” é mais real.

8.Fatos da história estão diretamente relacionado aos lançamentos de perfumes. Tempos de crise econômica na Europa, por exemplo, deram origem ao Joy, de Jean Patou, criado para trazer alegria para as pessoas em momentos difíceis como esse.

9.Peles oleosas retém melhor o aroma dos perfumes do que as secas. Um jeito de aumentar a durabilidade da fragrância é manter a pele sempre hidratada. Se o creme/loção tiver o mesmo aroma, ainda melhor!

10.O fato de usarmos um perfume para ocasião ou para cada dia tem a ver com as fragrâncias serem um verdadeiro meio de comunicação. As famílias olfativas funcionam como “códigos”, capazes de passar uma intenção, mensagem e até humor!

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