Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Kika Gama Lobo

Por Atitude 50 Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

FIM

Nessa de organização da partida da minha tia, virei uma espécie de blogueirinha da passagem pro além

Por Kika Gama Lobo
17 jan 2024, 13h27

Andei essa semana às voltas com escolha de caixões e salamaleques para cerimônia de sepultamento. Tenho uma tia muito idosa. Ela vem oscilando entre lutar pela vida e querer partir. Justo. São 97 anos de vida.

Pra quem vai ficar, e como única herdeira emocional dela, eu começo a organizar seu fim. Faz tempo que não tenho um óbito na família. Já foi cascata, hoje graças a Deus somos mais de berçários do que covas. Mas urge pensarmos nisso.

E foi aí que comecei um diálogo com uma funerária. Nunca tive problema com isso mas talvez esteja desacostumada ao trelele fúnebre. O corretor, por zap, enviou vários tipos de caixões. Com ou sem visor; com ou sem alça; com madeiras nobres ou pobrinhas. E eu parecia que estava escolhendo um novo look.

Rolei o feed do telefone e lá estavam vários produtos (sim, caixão é o que?) com todos os seus acessórios. Urna, véu, coroa de flores, edredom, maquiagem da falecida e laboratório. Não entendi esse último item. Ele explicou: caso a pessoa morra numa clínica geriátrica ou em casa, eles não têm geladeira para deixar o corpo, então a preparação é feita fora. Ah, tá….

Continua após a publicidade

E nessa de organização da partida da minha tia, virei uma espécie de blogueirinha da passagem pro além. Até gostei de escolher as opções, e pasme: esse é apenas o kit básico, pois nesse mundo funerário, o cardápio é generoso. Tem ainda o cartório, cemitério, o velório, as missas, enfim, um sem número de atrações post mortem.

Acho que vou abrir uma pasta no computador só pra elencar a robusta parafernália. Morrer dá trabalho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.