Varanda foi totalmente integrada em apê de 60 m2 no Itaim
Com uma varanda espaçosa, a solução foi integrar todos os ambientes para aproveitar melhor o espaço deste apartamento
A distribuição deste apartamento de 60 metros quadrados no Itaim, em São Paulo, exigiu criatividade dos arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, do Casa 100 Arquitetura & Design, encarregados da reforma.
Com varanda generosa, a solução foi integrar todos os ambientes para aproveitar melhor cada cantinho do espaço. Assim, a varanda foi fechada com vidro e o único ambiente oculto é o banheiro, atrás de um painel de madeira.
Na sala, um grande sofá foi encostado na bancada da cozinha de frente para a cama. Entre eles, uma estante baixa e longa limita os ambientes ao mesmo tempo em que serve de banco quando a casa fica cheia.
O jantar fica na varanda, ao lado da churrasqueira, e inclui uma mesa para seis pessoas. Ao lado, uma poltrona e uma mesinha lateral convidam para uma boa leitura.
No quarto, o closet foi instalado discretamente atrás da cama. Aos pés dela, no teto, um trilho automatizado foi desenvolvido pelos arquitetos e permite que a televisão fique virada para a sala, o quarto ou a varanda – um pedido dos moradores.
No décor, a madeira das paredes e teto foi replicada no mobiliário, assim como o tom neutro do piso, que se repete nas cadeiras, na estante e no sofá. Para complementar, amarelo e azul foram salpicados pelo espaço.