Três refúgios particulares para exercer um hobby ou apenas relaxar
Uma atriz e artista plástica, uma empresária e um restaurateur revelam seus cantinhos da casa favoritos
Eles revigoram o corpo e a mente. Quem tem um canto especial em casa, ou seja, um ambiente tranquilo e acolhedor, onde exercer um hobby ou relaxar, sente-se mais feliz, como os personagens desta reportagem. Conheça seus templos pessoais e dicas para compô-los com graça e conforto.
O cantinho da inspiração, da atriz e artista plástica Maureen Miranda
“Foi o primeiro espaço da casa que criei. Escolhi as cores e desenhei exatamente tudo o que queria, até mesmo o tapete de pele”, conta a atriz e artista plástica Maureen Miranda sobre seu canto preferido, localizado entre o quarto e a sala. É onde ela se abastece de energia lendo os livros favoritos e escrevendo sobre o que lhe vai na alma. “Por isso, em volta da escrivaninha pintada de verde, meu tom preferido, coloquei plantas, desenhos e aquarelas que eu mesma criei e que me inspiram.” Ao lado, destaca-se o violoncelo, presente do pai, músico.
Peças de viagens e um toque rústico no living clássico da empresária Marcia Cardoso de Almeida
Foi no amplo living de seu apartamento que a empresária Marcia Cardoso de Almeida encontrou seu espaço favorito. “Posicionei uma chaise dupla em frente à janela envidraçada e, como estou no 15º andar, consigo assistir ao pôr do sol mais bonito da cidade. Adoro relaxar aqui e esquecer os problemas.” Objetos preferidos, como os pratos comprados em Buenos Aires e livros portugueses de 1800, são alguns itens que Marcia fez questão de ter por perto. “Por ser um ambiente clássico, quis quebrar um pouco da sofisticação com um tapete de sisal. O biombo de bambu isola o meu cantinho da sala de jantar.”
Tudo à mostra na cozinha rústica do restaurateur Délio Canabrava
Nas prateleiras da cozinha do restaurateur Délio Canabrava, exibem-se copos, taças e xícaras. “Deixo-os expostos para mostrar aos convidados que estou aqui para servir bem e que é um prazer recebê-los no espaço mais amado da minha casa, onde relaxo e sou muito feliz.” Proprietário de quatro restaurantes, casado e pai de três meninos, Délio é fascinado por objetos de cozinha. “Como recebo com frequência, muitas peças quebram e eu logo as reponho.” Instalada no centro da casa, e fechada somente por vidros, a cozinha se integra aos outros cômodos. “Optei pelo estilo rústico, com madeira no teto e nos armários, para trazer mais aconchego.”