Tons claros e design clássico desenham essa casa em Paraty
A arquiteta Fernanda Marques escolheu Paraty como seu destino para relaxar. Confira o projeto!
Cercada pela Mata Atlântica, esta casa é o refúgio da arquiteta Fernanda Marques e sua grande família – ela e o marido têm cinco filhos. Ao menos duas vezes por mês, eles deixam a capital paulista nos fins de semana e seguem para Paraty (RJ), onde se desligam da correria e se entregam à atmosfera tranquila do lugar.
Ao procurar a construção ideal na região, o espaço amplo era uma característica importante. “Queria acomodar todos com conforto e que a gente pudesse ficar à vontade, de chinelo ou descalço, com sofás gostosos e mesa generosa para os almoços e jantares”, explica.
Fernanda encontrou uma casa já construída, com 600 m² e seis quartos, e adaptou os interiores para deixá-la a seu gosto, mas sem muito quebra- -quebra durante a reforma. “Fiz pequenas alterações, como a pintura do piso de cerâmica com tinta epóxi preta e a instalação do lambri nas paredes. O único ajuste na planta foi alterar a porta da cozinha”, explica a profissional, que desejava uma casa com o clima despojado do litoral, mas que tivesse na decoração peças importantes do design brasileiro. Assim, ela levou para lá móveis emblemáticos, como a poltrona Jangada, de Jean Gillon, e a FDC 01, assinada por Flavio de Carvalho. Além disso, as paredes brancas do estar se tornaram a base perfeita para abrigar sua coleção de fotografias e obras de arte. Entre as preferidas estão a tapeçaria de Alexander Calder, que ganhou um espaço de destaque, e a revoada de andorinhas criadas pela artista Gabriela Albergaria.