Teto de cor escura: será que fica bom?
A leitora, da Comunidade CASA CLAUDIA, quer pintar o teto de berinjela e pede a opinião dos profissionais sobre a escolha.
“Quero pintar o teto do meu quarto de berinjela e as paredes de branco. Que tom ficaria melhor no armário? Gostaria de deixar o ambiente com ares de anos 1960”. Thatiane Antunes Pereira, via Comunidade CASA CLAUDIA.
Uma tonalidade mais fechada no teto cria aconchego, mas só é indicada se o pé-direito do ambiente for muito alto e se houver bastante entrada de luz, pois o recurso achata o ambiente, além de interferir na iluminação e alterar a cor de paredes e objetos. Se o seu quarto tiver um pé-direito compatível e você estiver disposta a ousar, siga em frente com o berinjela no forro. E aí abuse do branco, não só nas paredes como também na porta e no armário. Agora, se o pé-direito não for alto, o melhor é deixar o berinjela para compor a decoração. Uma boa ideia é incluir um enxoval em várias nuances dessa cor, dos mais claros aos mais escuros, mesclados com almofadas de estampas contrastantes, salpicadas de turquesa, verde e amarelo. Outra opção seria combinar a tonalidade principal com o vermelho e o vinho e incluir criados mudos espelhados. Nessa composição, os armários continuam brancos. Para dar o ar retrô que você deseja ao quarto, aplique uma moldura nas paredes, do tipo lambri ou rodameio, e arremate com luminárias e objetos que remetam aos anos 1960. Consultores: arquitetos Flávio Butti, tel. (11) 3873-5582, São Paulo, e Kethlen Ribas, tel. (41) 3324-1801, Curitiba, e designer de interiores Neza Cesar, tel. (11) 3571-2023, São Paulo.