Hit do mobiliário moderno, o material vem novamente esquentar o décor com sua trama delicada
Por Liège Copstein
Atualizado em 19 Maio 2022, 19h07 - Publicado em 20 jul 2017, 09h00
Originária da Índia, a palhinha tinha presença certa nas mansões coloniais ao redor do mundo. Sua textura aberta driblava o calor sem perder a elegância nem o conforto. Chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses e aqui ficou, reconhecida como o acabamento ideal para cadeiras e sofás em nosso clima tropical. “Ela aparece até mesmo nos inventários de bens do século 19, que mencionavam peças de palhinha usadas para refrescar”, conta Arnaldo Danemberg, especialista em móveis brasileiros e europeus.
De tempos em tempos, porém, a trama surge renovada. Já encantou os mestres do mobiliário moderno, como Joaquim Tenreiro e Geraldo de Barros. Agora é matéria-prima de uma nova leva de designers. “Molda-se bem ao corpo e nada substitui seu toque”, diz Gustavo Bittencourt, autor da coleção Iaiá. Para a designer de interiores francesa Sarah Lavoine, é um elemento fundamental na hora de mesclar diversas influências. “Amo a pegada natural e a atmosfera despojada que ela proporciona.”
Abaixo, confira nossa seleção de produtos e mobiliário:
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de 10,99/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.