Tapetes em três estilos: geométricos, étnicos e românticos
Estampas da moda, cheias de vibração, atualizam os tapetes, peças essenciais na ambientação da sala.
Para descobrir quais estampas são tendência, nossa equipe assistiu a palestras, garimpou lançamentos em lojas e observou as novidades nas ruas. Com isso, detectou três tipos de padrão súper em voga: geométrico desconstruído, étnico repaginado e romântico desgastado. Usados sozinhos ou sobrepostos, os modelos trazem sofisticação e conforto aos ambientes. Inspire-se nesta seleção de peças e vista sua casa.
Geométrico desconstruído
Formas se casam e descasam para compor padrões inusitados e com os dois pés na contemporaneidade.
1. Assinado pelo estilista Alexandre Herchcovitch, o Illusion (3,50 x 2,50 m) parece ganhar nova padronagem conforme varia o ângulo de observação graças ao efeito de ilusão de ótica. de náilon Antron, vale 2,5 mil reais, o m², na Tabriz.
2. O iraniano Kilim Valiz (3,37 x 2,62 m), de lã e algodão, sai por 6,7 mil reais na seculo Tapetes.
3. Parte da coleção Poesia entre Quatro linhas, o Agueda (100% náilon, 1 307 reais, o m²), da Avanti, pode ser encomendado sob medida.
4. O desenho baseado em linhas que ora se encontram, ora se desencontram é criação de Alfredo de Oliveira. composta de náilon Antron, a peça custa 913 reais, o m², na Punto e Filo. completam a cena módulos de concreto (Ovo) e vaso da conceito Firma casa. O fofo golden retriever se chama Bartholomeu.
Étnico Repaginado
Em nossa sociedade tão globalizada, sob novo olhar os grafismos tribais ainda têm vez.
1. Com trama de lã, o Kelim Ikat 12, da Clatt, vem do Nepal. Vale 12,2 mil reais na versão de 3,48 x 2,53 m e pode ser encomendado em outros tamanhos.
2. O modelo indiano da Botteh mede 3,04 x 2,37 m. composto de lã e algodão, custa 10,8 mil reais.
3. Com estampa que remete ao movimento art déco, o kilim indiano da Essential (600 reais, o m²) pode ser cortado caso o dono se mude para uma casa menor sem que o processo deixe marcas.
4. O modelo Ziegler Patchwork, de lã e algodão, é confeccionado por uma cooperativa indiana. sem emendas, a peça mede 3,73 x 2,72 m e está à venda por 1 462 reais, o m², na Vitrine. a foto inclui, ainda, mesa, fruteiras e bolas de madeira da Etel e centro de mesa metálico da Holly Hunt.
Romântico desgastado
Estampas clássicas ganham ar atual ao incorporar aspecto lavado em novos matizes.
1. O aubusson Green, da Rug Rev, reúne cem fios a cada 7 cm² de trama, o que garante mais maciez à superfície. De 3,08 x 2,55 m, sai por 29 mil reais.
2. O tapete da linha color Wash, da Phenicia Concept, recebe tingimento especial para adquirir este aspecto envelhecido. de lã e algodão, importado da Turquia, vale 1 780 reais, o m².
3. O iraniano Reloaded Bilbao (4,25 x 2,80 m), de lã e algodão, custa 22 015 reais na Botteh.
4. Trazido da Índia, o Gran Czar (2,5 mil reais, o m²), da By Kamy, mistura lã a seda na composição. Os móveis usados na ambientação são da Marché art de Vie (mesa mais alta) e da A Lot Of (mesa menor e banqueta). Bowl da Somma Design.
As sobreposições estão com tudo
A arquiteta carioca Paula Neder ensina o melhor jeito de dispor tapetes uns sobre os outros
Modelos cheios de desenhos ficam ótimos colocados sobre tramas lisas e em tons neutros.
É possível combinar peças com diferentes padrões, mas a tarefa fica mais fácil quando elas têm tonalidades mais próximas.
Se quiser ousar, escolha uma versão com padronagem chamativa e em matizes intensos e a case com outra igualmente estampada, porém de visual discreto.