Sapateiras – 5 ideias para por ordem nos sapatos
Os calçados parecem se reproduzir sozinhos. Principalmente, os femininos. Mas deixá-los organizados, acredite, é possível
Quando um designer de móveis recebe a tarefa de fazer uma sapateira, pede para o cliente contar quantos pares tem em casa. Claro que ele projetará um móvel com capacidade para mais pares, mas o número costuma representar a quantidade média que o morador costuma manter. Normalmente, quando se adquire um novo par, um velho deixa de ser utilizado. Há pessoas que mantém a média de 20 pares, outras de 30, mas há quem tenha no máximo 10 (homens, principalmente). Então, conte os seus. Depois, quando quiser pensar no espaço que o móvel vai ocupar, lembre que os pares costumam ocupar 25 x 30 cm. A altura dependerá do tipo de prateleira se ela é de correr ou não. Ou do tipo de sapato (pois os saltos altos ou o cano das botas precisa de mais espaço. Agora, atenção a outras boas práticas para guardar e conservar os seus pares:
– Se você quer manter os sapatos dentro das caixas originais, impermeabilize-as. A receita: uma camada de cola branca por dentro e por fora.
– É fácil manter o viço do couro dos sapatos empregando a mesma receita usada para as roupas: umedeça uma esponja macia, aplique três ou quatro gotas de óleo de amêndoa e passe sobre o couro. Seque com um tecido do tipo fralda.
– Para as botas de cano alto acabam faça um tubo grosso usando várias folhas papel (pode ser jornal, por exemplo) e envolva-o com uma meia fina. Coloque um
tubo em cada pé, de modo a preencher todo o cano. Isso evita vincos. E assim elas poderão ficar até deitadas no armário.