Restaurante chinês tem o bambu como principal elemento do projeto
O amplo uso do material natural na decoração passa a agradável sensação de se estar dentro de uma floresta
Antes de se dedicar nesse projeto na província chinesa de Jiangxi, o designer e diretor criativo Xu Xujun, do escritório Yiduan Shanghai Interior Design, pensou muito sobre o desenvolvimento futuro do restaurante. Ele queria desenhar um espaço inovador que pudesse combinar elementos da natureza com uma atmosfera agradável e acolhedora.
“Durante muito tempo, não houve avanços no campo do design de restaurantes ou mesmo em toda a indústria de design”, comentou Xu Xujun ao designboom. “A maioria dos restaurantes é projetada em torno do mobiliário, e isso normalmente não é atraente e nem costuma tocar o coração das pessoas. Os designers têm a responsabilidade e devem desempenhar um papel de melhoria na qualidade da vida futura das pessoas e isso tem muito a ver com o ambiente em que elas vivem”.
Para este projeto, Xu Xujun apostou no bambu natural, criando uma área de jantar agradável que combina elementos naturais com um cardápio de alimentos saudáveis. Ao entrar no espaço, os visitantes encontram uma “floresta de bambu” mágica e podem experimentar uma sensação de paz e tranquilidade. O edifício é composto por quatro andares e eles estão divididos entre recepção, cozinha, áreas sociais e privativas.
O bambu está por toda a decoração e conecta os andares entre si. Duas escadas foram projetadas entre o 4º e o 5º andar, o que torna o espaço coerente verticalmente e permite uma maior interação. Os materiais utilizados são simples e naturais, como telhas, paredes de palha e cimento simples.
Todo o projeto segue um conceito ecológico. E o uso de materiais naturais colaboram com a atmosfera de simplicidade, mas ainda assim com muito charme. As escadarias e as áreas de jantar rodeadas por bambu dão a agradável sensação de se estar dentro de uma floresta.