Reforma em apartamento paulistano com vista para toda a cidade
A reforma do apartamento de 150m², no 24º andar de um prédio paulistano, criou ambientes descolados e valorizou a privilegiada vista para a metrópole.
O fotógrafo Fábio Mattos morou com os pais neste apartamento durante a adolescência. O tempo passou, a família mudou de endereço e, por muitos anos, o imóvel ficou alugado. Em 2007, Fábio resolveu retomá-lo. “Sempre fui apaixonado pela vista do apartamento. Dá para acompanhar o pôr do sol e depois ver a cidade se acender. Mas o espaço precisava de uma boa reforma. Não queria mais tantos ambientes. A ideia era integrar todas as áreas”, conta o morador. Admirador do estilo arrojado dos arquitetos da Nitsche Associados, decidiu convocá-los para a empreitada.
Saiba como os painéis substituíram as paredes
“O prédio, construído na década de 1970, permitia a abertura de todos os ambientes, pois nenhuma parede interna é estrutural”, explica o arquiteto Pedro Nitsche, um dos sócios do escritório. Com a queda das divisórias, vieram boas e más notícias. Uma grande sala surgiu, presenteada por uma sequência de janelas que deixa a silhueta da metrópole visível o tempo todo. Porém entrou em cena uma prumada de esgoto no meio do espaço. O que parecia problema virou elemento escultórico. “Fábio acatou a sugestão de revestir o cano com uma chapa de aço inox”, conta Pedro.
O armário é usado para resguadar o quarto
Já que todos os ambientes estão conectados, os arquitetos se preocuparam em manter a mesma linguagem no apartamento inteiro. Além de se mostrar no piso cimentício e nas vigas de concreto, o cinza pincela paredes e móveis e ajuda a dar unidade visual ao projeto. O tom também aparece na roupa de cama do quarto, espaço que mereceu relativa privacidade: na entrada, o armário serve de anteparo e uma porta de correr pode isolar totalmente o espaço. “Vivo com liberdade”, diz Fábio. “Eu e meus quatro gatos.”