Quarto pequeno: 4 soluções que aproveitam bem o espaço
Três arquitetos ensinam como criar apoios nas laterais estreitas da cama e ainda como esconder o ar-condicionado acima da cabeceira
Mobiliar um ambiente pequeno é sempre um desafio e uma tarefa que exige muito cuidado – temos que aproveitar cada cantinho disponível. No quarto não é diferente. Os arquitetos Ana Luiza Sawaia, Guilherme Saggese, e Juliana Pippi dão quatro dicas que simplificam a hora de acomodar cama, guarda-roupa e criados-mudos. Confira:
1. Painel de madeira
Uma saída é adotar um painel de madeira para a cabeceira e nele acoplar pequenos gaveteiros suspensos, um para cada lateral, com cerca de 20 cm de profundidade (a largura dependerá do espaço disponível). Nesse apoio, você poderá colocar objetos e a luminária de leitura. O ideal é que ele siga o mesmo acabamento do painel – o visual ficará mais coeso.
2. Caixa de marcenaria
Outra solução seria instalar atrás da cama uma espécie de caixa de marcenaria, com 12 a 15 cm de profundidade e que ultrapasse a largura da cama (30 cm em cada lateral são suficientes). Essa estrutura faria o papel duplo de cabeceira e criado-mudo.
3. Para esconder o ar-condicionado
Quanto ao ar-condicionado, você pode escondê-lo num módulo fechado com portas ripadas, que permitam uma boa circulação de ar. Ou simplesmente instalar uma prateleira logo abaixo do aparelho para suavizar sua aparência.
4. Espelho
Para trazer a sensação de amplitude, uma ideia é recorrer a um espelho de corpo inteiro, com moldura discreta, a ser recostado numa das paredes do ambiente: além de útil na hora de se vestir, ele criará profundidade.
Confira abaixo 10 mesas laterais que valorizam quartos pequenos: