Projetos da biblioteca presidencial de Obama são divulgados
Com conclusão prevista para 2021, o complexo com fórum, museu e biblioteca promete ser integrada à comunidade local
Em junho de 2016, o então presidente Barack Obama e sua esposa Michelle anunciaram a construção de uma biblioteca presidencial em Chicago. Ontem (03/05), as primeiras imagens e maquetes da obra foram reveladas pelo escritório Tod Williams Billie Tsien Architects.
A biblioteca, prevista para estar pronta em 2021, ficará no Jackson Park e inclui um fórum e um museu com revestimento de pedra e design moderno e anguloso. Os edifícios serão posicionados para formar um U voltado para a South Stony Island Avenue.
“Os Obamas foram claros com o desejo que o centro fosse integrado ao parque e a comunidade, e incluísse diferentes espaços públicos”, disse a firma contratada para realizar o projeto com a colaboração do estúdio Interactive Design Architects. O paisagismo será criado pela firma Michael Van Valkenburgh e terá como objetivo contornar os prédios e cobrir os telhados da biblioteca e do fórum.
Uma bacia de água está sendo planejada no lado norte, com vista para uma colina de esqui e um playground infantil. Mais ao sul haverá um centro atlético e a relocação da pista de atletismo do Jackson Park, que atualmente fica na onde será a biblioteca.
A revelação do projeto segue a declaração dada por Michelle Obama na 2017 AIA Convetion no mês passado. “Este projeto significa o mundo para mim e sei que nós temos arquitetos que apreciam o projeto inteiro e não apenas como o prédio parece”, declarou a ex-primeira dama americana durante a convenção.
Nos Estados Unidos, as bibliotecas presidenciais são uma tradição desde Franklin D. Roosevelt, eleito presidente pela primeira vez em 1932. Essas construções contam com arquivos e museus, celebrando o governo de cada um e exibindo documentos e artefatos das administrações.
Fonte: Dezeen
VEJA MAIS
Confira o décor da sala oval de Donald Trump
Le Grand Louvre recebe prêmio por importância arquitetônica