Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que é algodão pima e por que você vai querer ter em casa

O algodão pima é macio e leve, além de ser super resistente e de fácil manutenção: pode ser lavado na máquina e não forma bolinhas. O tecido é usado em pijamas e roupas de cama. Aprenda mais sobre ele.

Por Da redação
Atualizado em 11 abr 2024, 20h40 - Publicado em 30 mar 2015, 20h17
dicas_informe_imagem_NOVO dica8

O algodão pima é bem menos conhecido do que o algodão de fio egípcio, mas a qualidade deste tipo de algodão, hoje cultivado principalmente no Peru, é muito semelhante. Por ser um tecido leve e macio, pode virar pijama ou roupa de cama. E o melhor não precisa sequer de cuidados especiais já que pode ser lavado na máquina. Para entender um pouco melhor sobre este tecido, conversamos com a consultora em treinamento do Mundo do Enxoval, Karen Jorge. Confira a entrevista abaixo: 

De onde veio o algodão Pima?

O nome “pima” foi lançado em homenagem aos índios Pima, que ajudaram a plantar e produzir este tipo de algodão no campo experimental do Arizona (EUA). Oficialmente é uma especie de algodão derivado da nova versão do algodão de fibra extra longa introduzido nos EUA por volta de 1900 (após inúmeros cruzamentos de mudas do algodão egípcio com outros algodões americanos), mais especificamente em 1918.

O algodão Pima é cultivado hoje principalmente nos vales do norte do Peru, onde, graças a presença de temperaturas estáveis ao longo de todo o ano e a particular luminosidade do ambiente, consegue uma melhor adaptação. A combinação de solo, semente, e microclima fez com que o algodão pima peruano tenha a fibra mais fina e mais longa do mundo, só comparável à de algodão egípcio, conhecido cientificamente como Gossypium Barbadense. Apesar de ser uma fibra longa e fina, algodão Pima também é mais forte do que a maioria dos outros algodões, tornando a roupa mais durável. Tem uma excelente resistência embora seja extremamente fina e sua cor natural é um branco cremoso. É extramente valioso por essas características e por isso é colhido manualmente pelos camponeses para preservar as fibras.

Continua após a publicidade

Como usar?

Ele é usado em diversos artigos, principalmente vestuário em pijamas, pois é extremamente leve e suave. Também encontramos o algodão Pima em tecidos planos para roupa de cama. O Mundo do Enxoval oferece travesseiros e lençóis confeccionados com tecido em algodão Pima que são excelentes ao toque. Não há necessidade de um cuidado especial, pois embora ele seja leve, fino e extremamente macio é muito resistente e suporta lavagens em máquinas, desde que sejam respeitadas as instruções básicas de não misturar com outros tipos tecidos e fios que servem para todos os tipos de roupa.

Por que ele é diferente do algodão comum?

O Algodão Pima peruano destaca-se principalmente pela maciez natural e brilho de suas fibras. Além disso, a adequada condição de uniformidade permite a produção de fios extrafinos para confeccionar tecidos de qualidade e suavidade excepcionais, não forma bolinhas, mantendo suas propriedades originais mesmo após várias lavagens. Os produtos tem um custo mais elevado devido a sua alta qualidade e escassez de matéria prima, uma vez que o Peru não possui um território tão extenso e precisa do tempo para plantar, florescer e colher.

Gostou desta matéria? Confira outras no especial DICAS DA SEMANA: 

Continua após a publicidade

– O que é lençol de fio egípcio?

– Cuidados com toalha de praia

– Como guardar lençóis

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.