PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O design premiado de Eduardo Franco Queiroz

Conheça o Favo Verde do designer brasileiro que ganhou o troféu Ouro do IF Product Design Award de 2012, um dos mais importantes prêmios de design de produtos do mundo.

Por Texto Regina Galvão
7 fev 2012, 17h19

Um paranaense radicado em Maceió se consagrou diante da seleta comunidadedo design internacional. Eduardo Franco Queiroz recebe em fevereiro de 2012, Munique, Alemanha, o troféu ouro do iF Product Design Award, um dos mais importantes prêmios de design de produto do mundo, com o suporte para plantas Favo Verde. Antes dele, apenas um brasileiro alcançou o mesmo mérito: o designer de luminárias Fernando Prado, vencedor em 2005, 2007 e 2009. Na edição 2012, 18 produtos nacionais, entre os 863 premiados de 38 países, ganharam o selo iF em diversas categorias. “O comitê brasileiro escolheu 100 peças para concorrer na Alemanha”, conta Clarissa Rocha, do Centro de Design, órgão responsável pelo programa que promove nosso design no exterior. Na galeria abaixo há 10 premiados

 

Eduardo conta como nasceu o Favo Verde – seu projeto juvenil laureado

Vencedor do troféu iF Ouro de 2012, o designer Eduardo Franco Queiroz criou o Favo Verde na adolescência. Hoje, o produto é fabricado pela Fibratom, empresa fundada por ele, em Maceió. Como nasceu o produto? Essa ideia surgiu quando eu ainda estudava no Colégio Positivo, de Curitiba. Durante uma das aulas, aprendemos que a grama é um dos vegetais que mais liberam oxigênio e absorvem gás carbônico da atmosfera. Pensando nisso, bolei um revestimento de cerâmica para fazer plantio na vertical e aumentar a quantidade de verde nas cidades. Guardei o projeto por 35 anos até descobrir a resistência que a fibra de coco oferece quando prensada às resinas naturais. Produzimos os módulos desse material para apresentá-los em algumas feiras. A aceitação foi imediata, pois, além de ser um isolante termoacústico, o Favo Verde favorece o microclima, liberando oxigênio, absorvendo gás carbônico e diminuindo a temperatura ambiente. Nossa previsão é começar a vendê-lo no segundo semestre deste ano em home centers.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.