O copo certo para beber vinho
Além de deixar a mesa muito mais elegante, uma taça bem escolhida revela os reais aromas e sabores dos líquidos.
Ao visitar lojas de copos, não se assuste com as diversas opções de taças de vinho. A “bebida dos deuses” tem muitas variações – quanto à classe, ao teor de açúcar, ao tipo de uva… –, e, para cada uma, há o design ideal que casa olfato com paladar. Mas é possível receber bem os amigos enófilos com um conjunto simples, que atenda a algumas regras. Vá direto às peças incolores e sem desenhos, pois revelam o tom correto da bebida e são fáceis de combinar. Entre os materiais, há vidro, cristal de vidro e cristal. “Taças do último tipo são caras porém finas e leves, já que contêm maior quantidade de chumbo. O elemento torna a superfície mais porosa, e isso favorece a quebra das moléculas dos aromas”, diz o sommelier Fernando Sousa.
DICA DO SOMMELIER
“Preencha apenas um terço da taça com qualquer tipo de vinho. É a quantidade certa para que você consiga girá-la e liberar as propriedades do líquido. Para não esquentá-lo, segure sempre na haste, nunca no bojo.”
Fernando Sousa, um dos responsáveis por harmonizar os pratos escolhidos pelos clientes do restaurante Figueira Rubaiyat, em São Paulo.