Mostras: ambientes vencedores do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores
Todos os anos, a CASA CLAUDIA e um grupo de jurados super especiais selecionam os melhores projetos de interiores do ano em dez categorias. Confira nesta retrospectiva quem já levou o prêmio por mostras de decoração
2011
Contemplar e viver
O volume único, projetado pelo mineiro Pedro Lázaro, se posicionou em um nível mais elevado do terreno para garantir a bela vista da Lagoa da Pampulha. Todo o espaço arquitetônico foi pensado de forma a gerar baixo impacto ambiental no processo construtivo, tanto para o caráter efêmero quanto para possíveis utilizações futuras. O mobiliário foi fabricado com madeira de manejo sustentável e boa parte dos tecidos era de algodão e linhos orgânicos.
2012
Tenda dos prazeres
Uma passarela de tijolos de barro levava ao ambiente criado pelo arquiteto João Armentano na Casa Cor São Paulo 2009. A tenda de perfis metálicos era composta de um teto de juta e faixas de voal de linho, que filtravam a luz e garantiam ao interior uma temperatura agradável e um clima de magia. A decoração de tons neutros privilegiava o conforto, com sofá italiano de proporções generosas, poltronas de couro antigas, mesa baixa e tapete de lã e seda. Um piso de cimento queimado cobria toda a área, de 160 m², rodeada por plantas e espelhos d’água do jardim, executado pelo mineiro Luiz Carlos Orsini.
2013
Passado perfeito
Cenário que abrigou a Casa Cor Rio 2012, o Hotel Sete de Setembro, erguido em 1922, reviveu a glória de outros tempos pelas mãos de Gisele Taranto. Para criar o Lounge do Hotel, a arquiteta manteve o ambiente como estava e inseriu elementos atuais. Recompôs falhas do piso de madeira com aço cortén, costurou novos rodapés com clipes de ferro, completou paredes com livros antigos. Sob a cobertura de aço e policarbonato, o público apreciava o forro original. Toda essa decadência elegante, sob o efeito da iluminação cenográfica de Maneco Quinderé, realçou o mobiliário, assinado por grandes nomes, como Etel Carmona e Sérgio Rodrigues, as peças de antiquário e as obras de arte, selecionadas por Mara Fainziliber.
2014
A felicidade mora no azul
Os tons do mar invadiram o projeto deste refúgio de praia, de 500 m², construído para a mostra Casa Cor São Paulo 2013. Logo na entrada, o charme da ambientação se pronuncia. Sob o pergolado pintado de azul-klein, um belo arranjo de móveis e espelho. No living, a imponente poltrona de Zanine Caldas (1919-2001) quebra o predomínio da cor no piso, no tapete e na palha de seda que reveste a parede, com telas de Carlito Carvalhosa e Lucia Koch. A elegante sala de banho dá um show à parte com o grafismo do painel de ladrilhos hidráulicos.
2015
Templo de sensações
Na cobertura do CasaShopping, onde aconteceu a Casa Cor Rio de Janeiro 2014, este spa, assinado por Gisele Taranto para a Deca, irradia calma e liberdade com áreas multiúso e com vista para a lagoa da Tijuca e a pedra da Gávea. No teto, uma malha de bambu distribui a luz que penetra pelas telhas translúcidas. “Do projeto arquitetônico aos móveis e obras de arte, tudo foi pensado para proporcionar uma experiência sensorial ao visitante”, afirma a arquiteta carioca, que também apostou nos estímulos de sons e aromas.