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José Marton revela como une moda e design

José Marton elege peças de suas coleções e revela como a moda o ajudou a explorar melhor o universo do design.

Por Reportagem Luisa Cella I Foto Levi Mendes Jr.
Atualizado em 9 abr 2024, 11h49 - Publicado em 9 nov 2012, 14h14
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O manuseio do metacrilato possibilitou a criação destas mesas da série Híbridos, feitas em parceria com a Allê Design e lançadas em 2010, por José Marton.  (/)
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*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

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Antes de se lançar como designer, o paulista José Marton somava a sua trajetória a formação em artes plásticas, a direção da própria marcenaria e anos dedicados à cenografia, desenhando exposições, lojas e desfiles de estilistas como Alexandre Herchcovitch.

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A estreia na área aconteceu em 2001, quando desenvolveu o metacrilato listrado, material com uma estética inovadora, batizada de Entrelinhas, que se tornou marco em sua carreira. “Usei meus conhecimentos da moda no design.

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Percebi que a alta-costura, o prêt-à-porter e o fast fashion são como o design arte, as séries limitadas e as produzidas em massa”, revela ele, que hoje investe em peças para as três frentes de criação.

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O design arte inspira objetos únicos, no estilo da luminária Desdobramentos, criada este ano para uma mostra em Miami. Já os produtos da família Entrelinhas, produzidos em pequenas tiragens, são viabilizados pelo avanço no manuseio do metacrilato, como a sofisticada série Híbridos.

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E, da intenção de criar produtos com preços mais acessíveis, Marton inventou a série Light, que traz mimos de metacrilato, como relógios e penduradores, e atendem um público mais amplo, que antes não tinha acesso às suas criações. “É o fast fashion do design”, revela Marton

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*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

 

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