Integração e marcenaria funcional otimizam área de apartamento pequeno
Depois da reforma assinada pelo escritório Iná Arquitetura, o imóvel de 60 m² ganhou espaço para mais um quarto
Para receber o irmão em seu apartamento na zona oeste de São Paulo, a moradora decidiu reformar o imóvel, antes modelado para uma pessoa. Com a transformação assinada pelos arquitetos Marcos Mendes e Júlio Beraldo, do escritório Iná Arquitetura, o apê de 60 m² ganhou ambientes integrados e mais um quarto. Os profissionais são os entrevistados do Facebook Live de Casa Claudia, que acontece amanhã, quinta-feira, 16h, e vão falar sobre apartamentos pequenos. Como a metragem é enxuta, os profissionais escolheram revestimentos horizontais com acabamento brilhante para as paredes do banheiro e da cozinha, que contribuem para que os espaços pareçam mais amplos.
Na iluminação, os arquitetos usaram apenas pendentes, luminárias de mesa e de chão, que favorecem uma luz mais intimista e aconchegante.
Júlio e Marcos se preocuparam para não criar circulações apertadas nem errar nas distâncias entre os móveis. Na sala, 2 m separam o sofá da TV e, ao lado do sofá (Fernando Jaeger), a mesa lateral de 30 cm de diâmetro (Sun House) ocupa pouco espaço.
A remoção da parede entre a sala e a cozinha fez os ambientes parecerem maiores. A bancada de madeira (Visual Móbile Marcenaria), acomoda os quadros na sala de jantar e ajuda a delimitar os cômodos.
Os tacos de cumaru (Assoalhos Morumbi) na sala e as pastilhas pretas de porcelana (Atlas) no piso da cozinha também reforçam a separação dos ambientes.
A estante de MDF organiza equipamentos e livros na área de TV e a louça na outra parte. A mesa de jantar fica encostada na parede para ampliar a área de passagem. Quando os moradores recebem visitas, ela pode ser puxada para a quarta cadeira ser colocada.
O espelho vai da parede até o box para dar amplitude ao banheiro. Já o gabinete de carvalho americano tem veios na vertical para parecer mais alto.
Os arquitetos desenharam armários para a varanda, que ganhou um ladrilho hidráulico colorido (Ladrilar).