Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Horta de inverno: 19 espécies para cultivar na estação mais fria do ano

Para garantir o crescimento saudável das espécies é necessário estar atento à luminosidade e umidade, além das particularidades de cada planta

Por Julyana Oliveira
21 jun 2023, 08h11

Cultivar uma horta em casa não é tarefa complexa. Atualmente, com auxílio dos vasos autoirrigáveis tornou-se ainda mais fácil ter temperinhos frescos sempre à mão. Mas é preciso conhecer a janela de plantio de cada hortaliça para descobrir o melhor momento de cultivá-las. 

Para ajudar na missão, conversamos com Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da ISLA Sementes, que explicou que a definição dos melhores meses para plantar cada hortaliça é feita de acordo com o estudo do comportamento de cada espécie avaliando fatores climáticos, época do ano e região em que se encontra.

Com a chegada do inverno, por exemplo, é normal que os dias fiquem mais curtos e as temperaturas mais amenas, enquanto em várias regiões do Brasil as temperaturas caem muito, a ponto da ocorrência de geadas. “Por isso, é importante avaliar a região em que se encontra para a escolha das culturas que irá plantar, para que sejam mais adaptadas ao clima da região”, ressalta.

No entanto, de modo geral é possível estabelecer algumas espécies que se adaptam bem ao inverno em todo o Brasil. Confira abaixo as 19 indicações da especialista e já inicie o plantio da sua horta:

Continua após a publicidade
Horta de inverno: 19 espécies para cultivar na estação mais fria do ano
(Quang Nguyen/Pexels)

Quais espécies cultivar em junho e julho?

1. Acelgas
2. Agrião
3. Alfaces
4. Almeirão
5. Beterraba
6. Cebola
7. Cenoura
8. Brócolis
9. Couve-chinesa
10. Couve-flor
11. Couve-manteiga
12. Ervilha
13. Mostarda
14. Nabo
15. Rabanete
16. Repolho
17. Rúcula
18. Salsa
19. Cebolinha

Continua após a publicidade

Como cuidar da horta de inverno

A especialista alerta para os pormenores de cada planta. Para isso, é importante ficar atento ao tempo de exposição à luz solar e a umidade indicada para a espécie escolhida. 

“Normalmente, neste período do ano em muitas regiões a tendência é que o solo mantenha mais a umidade, necessitando menos regas. O excesso de umidade nas plantas pode promover um ambiente mais favorável a doenças”, explica. 

Outro ponto importante é a escolha do local, o ideal é que elas recebam luminosidade por mais tempo ao longo do dia para evitar que o seu crescimento seja afetado devido ao sombreamento excessivo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.