Escolha o travesseiro ideal para você
Saiba quais são os formatos diferentes para dormir melhor e o que você precisa saber sobre os recheios disponíveis no mercado.
As horas de descanso, na vida agitada de hoje, são muito preciosas para qualquer pessoa. Não vale a pena perder o sono por causa de um travesseiro inadequado. “A seleção do modelo é algo muito individual e não podemos falar que exista um só tipo correto. O mesmo ocorre com a posição na qual você costuma dormir – mudar esse hábito é muito difícil”, explica o médico fisiatra João Amadera, diretor do Spine Center, do Hospital do Coração, de São Paulo. “Travesseiro bom é aquele que faz com que a pessoa acorde disposta e sem dor, evitando tensões nas regiões cervical e lombar”, completa. Na loja, ao escolher, procure sentir o material do recheio e veja se a forma como ele se amolda ao pescoço e sustenta a cabeça é agradável – se der para fazer o teste deitado numa cama, melhor ainda. “Em qualquer posição de sono, procure alinhar a coluna vertebral, evitando rotações e trações para não sobrecarregar nenhuma articulação”, sugere a fisioterapeuta Regiane Fernandes Vieira, especial ista em reeducação postural.
Assim como o recheio, ele influi na qualidade e no conforto do travesseiro e precisa ser leve, respirável e antialérgico. Além disso, é recomendável que contenha proteção contra ácaros, fungos e bactérias – tudo isso vem explicado na etiqueta. No mercado, grande parte das capas é de puro algodão, mas existem tecidos feitos de outras fibras, mais tecnológicos. Entre eles, o tecdry e o tencel fazem o suor evaporar rapidamente, e o ecopet, proveniente da reciclagem de garrafas plásticas, também não retém a umidade do corpo. Dica: se a capa está manchada e amarelada, é hora de trocar o travesseiro.