9 salas pequenas decoradas para se inspirar
Cores claras, espelhos e até truques de iluminação podem ajudar a ampliar visualmente o ambiente
O desafio é descobrir como decorar a sala pequena? Sem problemas! Reunimos ambientes que provam que menos é mais, sim!
Os espaços de metragens reduzidas listados abaixo mostram como ter um sala de estar com decoração funcional. Além disso, arquitetos revelam truques que ajudam a ampliar visualmente o ambiente. Inspire-se!
- Desenvolvido para uma jovem moradora que adora receber, esse apartamento de 55 m² ganhou projeto assinado pelo Studio Dyo. Na sala integrada com vista para o terraço, o sofá modular rosa acomoda bem as visitas e também funciona como cama de hóspedes quando necessário. A parede de tijolinho recebeu prateleiras para expor objetos de décor. Para garantir amplitude visual, os espelhos foram a solução.
- Neste apartamento de 60 m², cada cantinho ganhou uma funcionalidade no projeto assinado pelo Histórias de Casa. A sala pequena recebeu móveis e objetos decorativos claros para contrastar com o arco de tijolinhos e a parede na cor Girafa, da Suvinil, presente no espaço do home office, logo ao lado.
- Para esse loft, a arquiteta Jordana Goes encontrou o desafio de incluir uma adega na sala, pois era o sonho da moradora. A estrutura de marcenaria revestida com lâminas de inox e vidro foi instalada à frente do sofá. “O resultado ficou incrível, pois quem entra no apartamento, avista a adega logo de cara”, explica Jordana. O sofá amarelo destaca-se no décor com paleta cinza. Combinação assertiva de cores!
- No living assinado pela arquiteta Marina Carvalho, o tom verde-claro rouba a cena, vindo do hall de entrada e se estendendo pela área social do apartamento de 123m². Feito para um casal com dois filhos, o imóvel combina madeira e o uso inteligente de cores, um pedido especial dos moradores que queriam imprimir personalidade aos espaços.
- A sala deste apartamento, assim como os outros cômodos, foi inspirada em viagens, vivências e lembranças do morador. As cores, junto com as diversas formas espalhadas nas paredes e itens de decoração, projetam essa afetividade. No espaço pequeno e aconchegante, a cor Meia-luz, da Suvinil, um rosa queimado, trouxe harmonia. Projeto assinado pelo Ohma Design.
- Nesta sala-corredor, assinada pelo Studio Guadix, a paleta clara e sóbria reúne vários acabamentos em tons de cinza, como o piso de porcelanato com textura de cimento. Na parede ripada branca estão escondidas as portas do quarto e dos armários. “E veja que solução bacana: em vez de um tapetão, misturamos dois modelos menores sobrepostos, com estampas e materiais diferentes. Ambos são feitos no tear, porém um tem a juta como material principal e o outro é mais macio, composto por fios de algodão e chenille, mas também tem um fiozinho de juta no meio, que cria uma conexão legal entre eles”, aponta a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório.
- Neste apartamento de pouco mais de 50 m², sala, cozinha, jantar e home office ficam integrados, fazendo os espaços parecerem maiores. Outra solução de amplitude é a iluminação com spots e trilhos. “Ela não faz o pé-direito parecer menor”, explica o arquiteto Bruno Moraes, que assina o projeto. O profissional também destaca a estante de vergalhão. “Ela é a estrela do projeto.”
- Usar o mesmo piso em todo o apartamento e adotar cores claras foram as apostas da arquiteta Aiê Tombolato para garantir amplitude neste projeto. Na sala de estar, a TV fica em um painel de madeira feito sob medida que também abriga a porta que leva para os quartos – repare no puxador à esquerda. Curtiu o resultado?
- “Esta sala de estar, de TV e também home office mostra como é possível morar num apartamento pequeno e ter tudo junto num só espaço”, aponta a arquiteta Cristiane Schiavoni. Pensada para um jovem casal, que compartilha do primeiro apartamento, o living é completo e a estante, desenhada por Cristiane, possui uma bancada que é acionada quando o casal precisa trabalhar em casa.