BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Decoração de brinquedoteca: 7 ambientes para a diversão das crianças

Em medidas enxutas ou grandes espaços, a escolha atenta das cores e o uso inteligente da marcenaria estimulam um brincar seguro e cheio de aventuras

Por Julyana Oliveira
Atualizado em 25 jul 2023, 14h38 - Publicado em 26 jul 2023, 06h20

Como montar uma brinquedoteca em casa? A pergunta é desafiadora, mas pode chegar a resultados surpreendentes. O cantinho do lazer pode ser projetado dentro do quarto das crianças, acoplado ao living ou em um ambiente dedicado somente à função da diversão. Com medidas enxutas ou generosas, a intenção é que ali, tudo seja pensado para o brincar.

Para isso, a escolha atenta das cores e o uso inteligente da marcenaria criam uma cozinha completa para os pequenos soltarem a criatividade ou um painel de escalada para àqueles que preferem grandes aventuras. O importante é que cada detalhe do espaço seja um estímulo à imaginação. Abaixo, listamos sete brinquedotecas de tirar o folêgo. Prepara-se, até os adultos vão sonhar com uma dessas em casa!

Inspirações de brinquedotecas em casa

brinquedoteca em tons pastel
Cores de macarrons criam um ambiente lúdico. (Victor Affaro/Divulgação)

Nessa brinquedoteca de 19 m², as cores de macarrons criam um ambiente lúdico. O espaço assinado pelo escritório Lovisaro Arquitetura conta com escorregador, piscina de bolinhas e uma marcenaria utilizada com sabedoria, que dá vida à cozinha e outros utilitários e também forma a decoração de nuvens e árvores.

brinquedoteca azul
Toque lúdico surge nos detalhes de bichinhos. (Leandro Moraes/Divulgação)

Nichos e a presença marcante do azul formam o pano de fundo para essa brinquedoteca. O toque lúdico surge no décor com as cestas de palha em formato de girafas, pufes de lhama e rinoceronte, além do tapete com desenhos de macaquinhos. Projetada por Patricia Penna, a brinquedoteca é toda revestida e trabalhada na madeira, que contribui para a sensação de aconchego e proteção. 

brinquedoteca na sala
Brinquedoteca foi construída em uma estante que separa as salas de estar e jantar, (Gisele Rampazzo/Divulgação)

A arquiteta Letícia de Nóbrega aproveitou um cantinho inusitado para criar a brinquedoteca: a estante criada para separar a sala de estar da sala de jantar. O cantinho surge como uma cabana com ares de casa de boneca. Curtiu a ideia?

brinquedoteca com tema floresta
Brinquedoteca combina móveis lúdicos, como as cadeiras de borboleta e o mancebo em formato de árvore. (Grão de Gente/Divulgação)

A luz natural que entra pela claraboia é um dos destaques dessa brinquedoteca. Projetada pela Grão de Gente, o ambiente combina móveis lúdicos, como as cadeiras de borboleta e o mancebo em formato de árvore, à paleta de cores suaves e, ao mesmo tempo, marcante.

brinquedoteca de piratas
Ana Cano Milman criou uma brinquedoteca com tema fundo do mar. (Ana Cano Milman/Divulgação)

Nesse projeto, a arquiteta Ana Cano Milman criou uma brinquedoteca com tema fundo do mar. Além do uso de cores que despertam os sentidos e dos nichos que estimulam a organização na criança, o lúdico se faz presente no painel pintado à mão e na estrutura de madeira em forma de barco.

brinquedoteca com parede de escalada
Brinquedoteca traz o quintal para dentro de casa. (Gustavo Bresciani/Divulgação)

Em 48 m², o escritório Bivolt Interiores, comandado pelos designers Lorena Lopes e Marcus Trajano, criou essa brinquedoteca com a proposta de trazer o quintal para dentro de casa. O teto que imita o céu estrelado, plantas por toda parte e até a presença da parede de escalada, criam um ambiente idealizado para promover a interatividade e ajudar no desenvolvimento da criançada.

brinquedoteca no quarto
No cantinho do quarto infantil, esse espaço leve e lúdico traz opções diferentes de brincadeiras. (Manu Oristanio/Divulgação)

No cantinho do quarto infantil, esse espaço leve e lúdico traz opções diferentes de brincadeiras. Usando marcenaria em MDF, o closet de princesa e a cozinha rosa formam um convite irrecusável para a diversão.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba CLAUDIA impressa pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)