PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cortinas devem chegar até o chão?

Profissionais respondem dúvida da leitora sobre cortinas.

Por Da redação
Atualizado em 26 Maio 2022, 15h59 - Publicado em 8 mar 2012, 16h03

“O tecido da cortina deve esconder ou deixar à mostra o rodapé trabalhado? A que altura coloco a abraçadeira? Ainda se usam sanefa e bandô? Mônica Ramos, Petrópolis, RJ”.

Cortinas devem chegar até o chão?

Designers de interiores são unânimes em afirmar: cortinas devem chegar até o chão. A medida assegura um visual elegante e alonga o pé-direito. Quanto ao rodapé trabalhado, será possível apreciá-lo em outros pontos do ambiente ou quando a cortina estiver aberta. Além disso, a abraçadeira que você deseja usar acaba sendo mais adequada a cortinas que vão do teto ao chão, pois interfere no caimento do tecido. Não existe uma altura exata para colocá-la. Alguns profissionais indicam, por exemplo, dividir o pé-direito do local por três e posicionar a abraçadeira a um terço, a partir do teto, ficando os dois terços restantes entre ela e o piso. O bandô, aquela faixa larga de tecido que dá o acabamento à parte superior da cortina, assim como seu prolongamento para as laterais, chamado de sanefa, já foram substituídos nos projetos contemporâneos por cortineiros de gesso e caixas de MDF pintado.

Consultores: designers de interiores Mônica Bagatelli, tel. (11) 2978-3480, e Roberto Negrete, tel. (11) 3082-5156, São Paulo.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.