PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça o humor refinado do designer Greghi

Osvaldo Greghi Júnior, designer que se consagrou com peças de cerâmicas cheias de bom humor, conta que também vai explorar vidro, espelho e vinil

Por Reportagem Visual Mariana Pinheiro | Texto Regina Galvão | Fotos Salvador Cordaro
Atualizado em 9 abr 2024, 11h49 - Publicado em 1 nov 2012, 22h09
humor-designer-greghi
 (/)
Continua após publicidade
humor-designer-greghi

Se você visitou a Casa Cor São Paulo deste ano, é provável que reconheça os pratos desta reportagem. Eles fizeram parte de uma instalação montada no ambiente da arquiteta Brunete Fraccaroli. “Desenvolvi 130 modelos, um diferente do outro”, conta Osvaldo Greghi Júnior, autor das peças. Essa foi a primeira vez que o designer usou cores nos objetos de porcelana que concebe para sua empresa, a Greghi Design. “Sempre priorizei o preto e o branco em um conceito minimalista, mas depois dessa experiência, que teve uma repercussão muito positiva, incorporei as cores ao meu trabalho.” Desenhos florais também diversificaram o repertório da marca, reconhecida pelas caveiras e pelos insetos aplicados em porcelana e tecido. Há pouco tempo, Greghi começou a explorar novas superfícies, como o vidro, o espelho e até o vinil. “Os discos de um amigo, que iriam para o lixo, serão transformados em painel decorativo”, conta.

Como Greghi construiu sua carreira

 

De rosa a caveira Completando 3 anos em dezembro, a Greghi Design se pauta no traço bem-humorado do paulistano Osvaldo Greghi Júnior, proprietário da marca.

 

Como você começou?

Aprendi com o designer Eduardo de Castro a técnica de aplicação de decalque em porcelana. Sabia que esse mercado era carente de novidades e decidi apostar no nicho. Antes, porém, me dediquei muito a pesquisar e estudar esse universo.

Continua após a publicidade

No que consiste a técnica?

Crio todos os desenhos para os decalques. É uma produção bem artesanal, na qual faço uma tela em papel específco para a impressão em porcelana. Já desenho no tom adequado e aplico os decalques na peça. Depois queimo o material em forno elétrico entre 800 e 900 °C. O desenho fca como uma tatuagem na porcelana, que pode ir sem risco à máquina de lavar louças.

De onde vêm os insetos, um hit de suas criações?

Eles me remetem às férias de infância, passadas em Mococa, interior de São Paulo. Formiga tem tudo a ver com açucareiro e xícara de café. Elas vieram primeiro. Depois enriqueci o tema com outros bichos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.