Como usar pendentes no quarto
Arquitetos explicam onde a leitora deve usar um pendente e que tipo escolher para combiná-lo com os móveis do resto do quarto.
“Tenho móveis de apoio diferentes nas laterais de minha cama: de um lado, uma mesa redonda e, do outro, um criado-mudo quadrado revestido de espelho. Quero instalar luminárias pendentes acima deles. Como combiná-las aos móveis?” Rosângela Oliveira, via Comunidade CASA CLAUDIA.
Em primeiro lugar, não é boa ideia colocar um pendente acima do móvel espelhado: ele rebaterá a luz, além de refletir a estrutura interna da luminária, e o resultado não ficará agradável. Para esse lado da cama, melhor optar por um abajur de claridade muito suave e difusa ou por uma luminária de mesa articulada, de forma que você possa desviar o facho de luz do tampo do móvel quando acender a peça – direcione-o para as páginas do livro que estiver lendo, por exemplo. Dito isso, se você quiser manter a proposta do pendente para a mesa redonda, não há o menor problema: da mesma forma que os móveis de apoio são diferentes, as luminárias também podem ser. Procure estabelecer um diálogo entre o pendente e a mesinha. Uma luminária de forma orgânica – esférica, oval, cilíndrica ou no formato de gota – ficará muito bem. Caso queira um resultado despojado, opte por uma lanterna japonesa de papel de arroz, que tem preço acessível. Cuidado apenas para que o diâmetro do pendente não extrapole o do tampo da mesa. E, na hora de instalar, lembre que a peça deve ficar entre 80 cm e 1,20 m acima do piso.
Consultores: arquitetos Paulo César de Araújo, tel. (61) 9696-2699, e Henrique Coutinho, tel. (61) 3201-6912, Brasília, e Leo Romano, tel. (62) 3941-0965, Goiânia.
Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br