Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como limpar os travesseiros para não dividir mais a cama com os ácaros

Pode lavar? Coloco no sol? Preciso usar capa protetora? Especialistas dão dicas para fazer a perfeita higienização dos travesseiros.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 23h47 - Publicado em 22 fev 2019, 09h55

Mesmo que você se deite limpinha em sua cama após o banho, saiba que seu travesseiro estará mais sujo no dia seguinte. Isso porque ele vai receber seu suor, sua saliva, a oleosidade da pele, uma sujeirinha do cabelo que veio da rua e por aí vai. E tudo isso acumulado diariamente no travesseiro vai criando um ambiente maravilhoso para os ácaros.

Então, para expulsar essas criaturas da cama e higienizar corretamente seus travesseiros, conversamos com o biomédico Roberto Figueiredo (o dr. Bactéria) e com a coordenadora de treinamento da Ortobom, Emilly Maia.

Ah, e atenção: eles alertam que se você seguir as dicas de manutenção direitinho, a durabilidade de seu travesseiro será de dois anos!

Dica número 1

“O travesseiro nunca deve ser usado diretamente sobre a pele: use sempre uma fronha, que deve ser trocada de uma a duas vezes na semana”, orienta Emilly. “O ideal mesmo é comprar capas protetoras impermeáveis e lavá-las pelo menos uma vez por semana”, complementa o Dr. Bactéria.

Continua após a publicidade

Não arrume a cama ao acordar!

É isso mesmo! Parece estranho, mas faz todo o sentido. Segundo o dr. Bactéria, depois de uma noite de sono e suor (o que é supernatural!) nossa cama está úmida. Se você levantar e logo cobrir o colchão e os travesseiros, a umidade permanecerá ali e você estará facilitando a vida dos ácaros.

“Por isso, deixe ventilar bem a cama descoberta e só depois de uma ou duas horas pode arrumá-la”, ensina.

Como higienizar os travesseiros

Continua após a publicidade

Ventilação é o melhor caminho, mas longe do sol! Deixe o travesseiro em uma área aberta ou bem ventilada e na sombra. Isso porque o sol esquenta um dos lados e gera um vapor interno, que ajuda na proliferação de micro-organismos lá dentro. “Além disso, o sol amarela o tecido”, afirma Emilly.

E a coordenadora da Ortobom ainda indica aspirar o travesseiro uma vez por semana – o indicado é usar aspirador com filtro HEPA, que filtra as fezes de ácaros.

Lavagem não é consensual

A maioria das empresas não recomenda a lavagem dos travesseiros, pois as espumas ou fibras podem deformar e (pior!) se não secarem direitinho podem virar verdadeiros paraísos para os ácaros, fungos e bactérias, provocando prejuízos à saúde.

Continua após a publicidade

Se precisar, melhor procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.