CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Como escolher a cortina ideal? Veja inspirações da CASACOR!

Saber usar a cortina em diferentes ambientes pode colaborar para um décor cheio de emoções e que ainda desempenha uma série de funcionalidades

Por Yeska Coelho/ CASACOR Atualizado em 27 jun 2022, 11h26 - Publicado em 1 jul 2022, 08h00
como escolher cortina
Sala Tempo, por Dado Castello Branco. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR

As cortinas possuem múltiplas funções na decoração de ambientes: controlam a luminosidade, trazem privacidade e podem também servir como um elemento charmoso que garante mais elegância ao cômodo.

A escolha do tecido, estilo da cortina e até mesmo cor e estampa têm grande importância – e entre elas existe uma linha tênue para a sofisticação. Veludo, seda, algodão e linho são exemplos de materiais que trazer uma elegância por si só e tem a capacidade de arrematar o décor com uma cortina.

como escolher cortina
João Daniel Arquitetura – Suíte Líder. CASACOR Minas Gerais 2021. Daniel Mansur/CASACOR

Não existem muitas regras quanto ao uso de cortinas, no entanto. Alguns projetos adotam chevron e voal – tecidos conhecidos por deixar a luz entrar – e tudo bem, já que eles privilegiam a iluminação natural e são excelentes apostas em ambientes mais fechados. A seguir, confira algumas inspirações de cortinas da CASACOR!

como escolher cortina
Cássia Veras e Bruno Freitas – Espaço Infinito Particular Sebrae. Ambiente do Janelas CASACOR Tocantins 2022. Edgard César/CASACOR

Esta sala de jantar com décor clássico e delicado aposta na cortina como o elemento capaz de trazer leveza e deixar a composição harmoniosa. Uma tonalidade off white foi adotada para dar continuidade ao piso e ao papel de parede.

como escolher cortina
Loja de Aromas, por Rachel Borges. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. Edgard César/CASACOR

Uma cortina mais pesada também pode fazer seu papel na decoração de ambientes. Rachel Borges apostou em um modelo acinzentado que se destaca muito bem com o verde das paredes e da poltrona e, de quebra, combina com o sofá. A estratégia é esperta, já que o objetivo do ambiente é preservar outros elementos como protagonistas.

Continua após a publicidade

como escolher cortina
Espaço Líder, por Lorrane Albernaz e Paola Albernaz. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. Egard César/CASACOR

Uma cortina pode desempenhar o papel de oferecer mais privacidade: este é o caso de Espaço Líder, assinado por Lorrane Albernaz e Paola Albernaz, que trouxe as cortinas de um jeito inovador. O projeto é bastante moderno e a cozinha traz um toque romântico para o décor.

como escolher cortina
Lia Galera – Espaço Brasal. Edgard César/CASACOR

Outro exemplo de cortina que garante privacidade foi a aposta da Lia Galera em seu Espaço Brasal. Além de isolar a sala de jantar, a cortina traz uma textura acolhedora que convida ao toque.

como escolher cortina
Genésio Maranhão – Loft 01. CASACOR Goiás 2022. Egard César/CASACOR

O designer de interiores Genésio Maranhão apostou em uma cortina quase teatral para trazer um ar mais cosmopolita que mistura brasilidades, poesia e bossa em um mesmo ambiente.

como escolher cortina
Livraria, por Victor Niskier- Ambiente da CASACOR Rio 2022. André Nazareth/CASACOR

Até a varanda pode contar com uma cortina para chamar de sua! Victor Niskier adotou um modelo único como efeito “picotado” para o seu projeto Livraria. A escolha da cortina foi uma sacada esperta que traz inovação e ao mesmo tempo um toque de aconchego, convidando assim os visitantes a se sentarem e ficarem horas e horas lendo um bom livro.

Continua após a publicidade

Publicidade