Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como decorar a casa com elegância utilizando pedras, mármores e cristais

Pedras, mármores e cristais nunca saem de moda e ainda garantem elegância. Saiba como utilizar esses materiais energizantes nos ambientes da casa

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 mar 2021, 09h00

Naturalmente encantadoras, as pedras proporcionam elegância atemporal. A durabilidade do material ainda evita reformas constantes. Saiba como utilizá-las em revestimentos e detalhes.

FOCO NA TEXTURA

Escada de porcelanato Calacatta, da Decortiles
O porcelanato Calacatta, da Decortiles, traz sofisticação à escada projetada por @anapaularonchiarquitetura (| Foto: Allan Vierne/Marmorial/CLAUDIA)

A ranhura e os rajados das pedras são elementos singulares, capazes de transformar até as de tons sóbrios em pontos de destaque no ambiente. O porcelanato Calacatta, da Decortiles, dá sofisticação à escada acima projetada por @anapaularonchiarquitetura.

Na estante abaixo, pensada pela arquiteta @shirleiproenca, o MDF Cinzell imita uma pedra talhada e oferece a vantagem da maior facilidade na instalação e do menor preço – e fica igualzinho!

Objetos de decoração em pedra, cristal e mármore
(| Fotos: estante, Renato Navarro; o restante, divulgação/CLAUDIA)
  • Mesa Léa, de latão polido e ágata natural cristalizada, da @brugini_store
  • Abajur Drilo, de latão escovado com drusa de cristal com pontas, da @brugini_store
  • Mesa de centro Patroa, de aço carbono e mármore, do @mulapreta

JOIAS NATURAIS

Objetos de decoração em pedra, cristal e mármore
(| Fotos: cozinha, Fábio Júnior Severo; facas, Higor Pedro; porta-guardanapo, Studio Tertulia; chapas, divulgação/CLAUDIA)
  • Facas de quartzo verde, rosa ou branco e borda banhada a ouro 24 quilates, da @maosdaterraoficial
  • Porta-guardanapo Ester, de pedra escapolita retangular bruta e ouro 18 quilates, da @nana_valle
  • Chapas de ágata para decorar ou usar como porta-copo, da @naturalcurashop

O acabamento bruto, sem lapidação, fica charmoso em detalhes menores. Pedras populares, como o quartzo e a ágata, ou as mais raras, como a ambligonita e a escapolita, transformam-se em preciosidades na sala de jantar, aparecendo em facas, porta-guardanapos e porta-copos.

Continua após a publicidade

Já o grandioso frontão da churrasqueira (acima) é de quartzito. Enfeitando uma cobertura no litoral catarinense, a pedra tem desenho que lembra o encontro da areia com o mar – a escolha foi da arquiteta @vanessalarrearq, que queria levar a praia para o interior do apartamento.

Aqui, o tampo da mesa é feito do imponente mármore Nero
Aqui, o tampo da mesa é feito do imponente mármore Nero (| Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação/CLAUDIA)

A decoração sóbria do apartamento ressalta o tampo da mesa, feito do imponente mármore Nero. “O lustre de cristal, um item antigo da família, contrapõe o visual pesado, dando mais requinte”, comenta a arquiteta @jumuchonarquitetura, que indica usar a pedra com parcimônia e de forma que se encaixe às peças já existentes no local.

ESCOLHAS QUE TRANSFORMAM

Objetos de decoração em pedra, cristal e mármore
(| Fotos: banheiro, divulgação; lavabo, Raphael Briest; saboneteiras, Higor Pedro/CLAUDIA)
  • Porta-sabonete, de pedra natural bruta de quartzo verde, rosa ou sodalita, da @maosdaterraoficial

Utilizada no banheiro acima, a linha de porcelanato Marble Nouveau, da Roca Cerámica, combina tonalidades de azul com sobreposição de veios que vão do nude ao ouro. Por ser translúcido, o revestimento de ônix ornamental permitiu uma criação ousada do arquiteto Maurício Karam: ele posicionou focos de  luz por trás da pedra, transformando a parede do lavabo em uma luminária.

O mármore Branco Paraná, uma pedra com veios bem demarcados, foi a escolha do arquiteto
O mármore Branco Paraná, uma pedra com veios bem demarcados, foi a escolha do arquiteto Maurício Karam (| Fotos: Raphael Briest/Divulgação/CLAUDIA)

Com estilo clássico e paleta mais conservadora, essa suíte de um apartamento paulista foi ressignificada pela escolha de um revestimento que contrastasse com os tons escuros da decoração.

O mármore Branco Paraná, uma pedra com veios bem demarcados, escolhida pelo arquiteto @mauriciokaramarquitetura, energiza o ambiente e também tem a vantagem de ser resistente. “Quando o revestimento é muito ornamentado, como esse, sugiro optar por um entorno leve, com menos informação.” Maurício indica também evitar outros veios, estampas e materiais orgânicos que possam entrar em conflito com a peça principal.

Como conviver com a endometriose

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.