Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como adequar um banheiro para um cadeirante?

Os especialistas contam para a leitora, da Comunidade CASA CLAUDIA, quais são as medidas exatas para se movimentar de cadeira de rodas no banheiro.

Por Da redação
Atualizado em 26 Maio 2022, 11h14 - Publicado em 7 nov 2013, 18h29
01-como-adequar-um-banheiro-para-um-cadeirante

“Vou adequar um banheiro de 2,40 x 2,40 m ao uso de um cadeirante e preciso saber as dimensões ideais do boxe e do armário. Como organizar essa planta para proporcionar conforto ao usuário?” Maria das Graças Costa e Silva, via Comunidade CASA CLAUDIA.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece regras para projetos desse tipo. A primeira questão é checar se o banheiro oferece um diâmetro livre de 1,50 m para um giro de 360 graus da cadeira. A porta de entrada, com maçaneta de alavanca, deve medir, no mínimo, 80 cm de largura. Prefira dispor os itens pessoais em nichos abertos, com 70 cm de vão livre abaixo deles, em vez de armários. A pia fica a 80 cm de altura do piso, com o sifão flexível correndo pela lateral, se necessário, e a base do espelho, a uma altura de 90 cm. O desnível máximo entre a área seca e a molhada é de 1,50 cm. No boxe, com dimensões mínimas de 90 x 95 cm, prefira vidro temperado ou laminado ou mesmo uma cortina. Conte com um assento para banho fixo e saboneteira para sabão líquido a uma altura de 80 cm a 1,20 m. Próximo a esse local, o porta-toalhas deve ter altura de 1,30 m. Também é necessária a instalação de barras de apoio em todo o ambiente. Misturadores de monocomando são os mais indicados, tanto para regular a vazão de água da torneira como a do chuveiro. Consultoras: arquitetas Camila Klein, tel. (11) 5096-3843, e Mariza Vanzella, da Casa Sete, tel. (11) 3061-2398, São Paulo.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.