PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cássio Michalany, Dudi Maia Rosa e Fábio Miguez em acervo particular

O economista Oswaldo Corrêa da Costa faz releituras da sua coleção e monta exposições de três meses que podem ser conhecidas com agendamento prévio.

Por Reportagem Cecília Arbolave I Foto Salvador Cordaro
Atualizado em 9 abr 2024, 11h48 - Publicado em 13 nov 2012, 18h24
fabio-miguez-acervo-particular-oswaldo-correa
Em destaque, A Mulher Arcaica, de Florian Raiss; à esquerda, os óleos de José Antonio Van Acker representam os temas da mostra. Ao fundo, a tela Cubo, de Milton Machado, a anamorfose da cadeira de balanço de Regina Silveira (na parede) e a cadeira Arco-Íris, de Reno Bonzon.  (/)
Continua após publicidade

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

fabio-miguez-acervo-particular-oswaldo-correa

Numa rua sem saída na zona oeste de São Paulo, um enorme paredão flutuante de 50 m², emoldurado em uma estrutura de concreto, instiga a curiosidade. Uma placa discreta na fachada revela o nome Coleção Particular, espaço que ocolecionador carioca Oswaldo Corrêa da Costa inaugurou em 2010 para abrir seu acervo ao público. No interior, o painel branco projetado pelos arquitetos Juliano Barros e Eduardo Areias ganha mais expressividade: fixado apenas em uma das colunas da construção por meio de um sistema de cabos de aço, a parede flutuante deixa passar a luz natural, mas barra os demais estímulos externos, fazendo com que a atenção dos visitantes se concentre nas obras de arte. A última mostra, montada de julho a outubro deste ano, chamada Gabinete de Curiosidades, trouxe obras raras, excêntricas e grotescas. “Quando você coleciona durante quase 40 anos, acaba comprando trabalhos que não deram certo em termos de mercado ou não se tornaram relevantes para a história da arte”, comenta o economista, que fez questão de tirar do subsolo – onde armazena a coleção – peças das quais não gostava tanto. “Fiz uma exposição dos rejeitados.” Na seleção, também havia obras pouco representativas de artistas consagrados, como Cildo Meirelles, Tunga e Beatriz Milhazes. Em novembro, a nova mostra será dedicada a três artistas: Cássio Michalany, Dudi Maia Rosa e Fábio Miguez.

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.