PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casa toda integrada pela madeira em São Paulo

Construída para um casal jovem com filhos, a casa projetada por Marcio Kogan mostra a simbiose perfeita entre a arquitetura moderna e o décor contemporâneo

Por Tatiane Domiciano
Atualizado em 19 Maio 2022, 20h36 - Publicado em 25 jun 2017, 09h00
01-casa-com-decor-contemporaneo-em-sao-paulo
O módulo superior é fechado por um muxarabi, que garante privacidade e, ao mesmo tempo, boa entrada de luz natural. (Fernando Guerra/Revista CASA CLAUDIA)

Os limites entre um ambiente e outro são definidos apenas visualmente nesta casa de linguagem urbana, bem encaixada na paisagem de São Paulo. Os espaços amplos e sem barreiras devem muito ao terreno estreito, que exigiu manobras inteligentes da arquitetura, como criar um piso térreo alongado, que concentra e conecta as áreas social e externa.

Casa toda integrada pela madeira em São Paulo
()

Liderado pelo arquiteto Marcio Kogan, cabeça à frente do Studiomk27, e com coautoria de Samanta Cafardo, o projeto soma 513 metros quadrados. A estrela é o painel de muxarabi. Mais que um recurso estético, ele tem funções específicas: deixa a luz natural entrar, controla a intensidade da ventilação, mantém a paisagem verde ao alcance dos olhos e camufla janelas pivotantes (imperceptíveis quando fechadas).

Casa toda integrada pela madeira em São Paulo
As formas sinuosas das poltronas e das mesas de apoio, ambas de Erwan e Ronan Bouroullec para a Vitra, se destacam na arquitetura de linhas retas. Luminária de piso de Arne Jacobsen (Louis Poulsen). ()
Continua após a publicidade

“Gosto muito dessa solução, que funciona como uma pele mágica para a fachada”, diz Kogan.

Casa toda integrada pela madeira em São Paulo
Obra de Jader Almeida, a mesa de centro orgânica quebra a rigidez das linhas. A poltrona antiga foi garimpada em antiquário. Ao fundo, o aparador tem 12 m de extensão. ()

A união entre a arquitetura e o décor acontece naturalmente – a madeira funciona como o ponto de conexão. Ripas de freijó forram todo o pavilhão social e seguem até o jardim, onde fecham o espaço. Um aparador de 12 metros de comprimento, feito do mesmo material e desenhado pelo estúdio, percorre a área e ganha diferentes usos ao longo dos ambientes.

Continua após a publicidade
05-casa-com-decor-contemporaneo-em-sao-paulo
As cadeiras de Aristeu Pires (Dpot) fazem um par perfeito com a mesa de Jorge Zalszupin (Galeria Arte Mobília). Pendentes da Puntoluce e sofá da Micasa (à dir.). (Fernando Guerra/Revista CASA CLAUDIA)

A ausência de divisões provoca encontros inusitados na decoração. É o caso da mesa de jantar criada por Jorge Zalszupin na década de 1950 e do sofá e da mesa de centro assinados por Jader Almeida. Perto uns dos outros, os móveis estabelecem um diálogo entre a produção modernista e o design contemporâneo brasileiro e comprovam que as formas puras e simples são atemporais. Assim como é o traço de Marcio Kogan.

06-casa-com-decor-contemporaneo-em-sao-paulo
Planejado por Rodrigo Oliveira, o jardim tem ipês brancos e amarelos, guaimbês, lírios e renda-portuguesa. (Fernando Guerra/Revista CASA CLAUDIA)

Divulgação/CASA CLAUDIA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.