Carinho pelo verde
As paisagistas, consultadas pela revista CASA CLAUDIA, explicam o que é preciso para montar um jardim em casa e indicam as espécies mais adequadas.
A jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) é o xodó da dona deste jardim, em uma casa paulistana. Por isso, ao encomendar o projeto de paisagismo ao escritório de Gigi Botelho, tel. (11) 3892-2588, São Paulo, ela pediu atenção especial à árvore. “Para destacá-la e protegê-la, instalei em volta do tronco um canteiro de miniantúrios (Anthurium andraeanum), que foi cercado por um banco de madeira”, conta a paisagista. O recanto também ganhou zabutons coloridos (Futon Company). Outro destaque do ambiente é a fonte, instalada em um painel de madeira ladeado por treliças, que conduzem a trepadeira tumbérgia (Thunbergia grandiflora). Fáceis de manter, os pedriscos cobriram o piso. “Com irrigação automática e adubação a cada dois meses, a beleza do jardim está garantida”, afirma Gigi.
O barulhinho de água corrente era um dos desejos da dona do jardim. Gigi Botelho tratou de atendê-la com a bica acoplada ao painel de madeira de demolição(1 x 2,50 m), acima. À esquerda, a orquídea chuva-de-ouro (Oncidium varicosum) aninha-se no tronco da jabuticabeira. O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii), ao lado, serve de forração ao canteiro.