PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Art déco: decoração com formas geométricas

Combinando a inventividade tecnológica com o preciosismo manual dos artesãos, o estilo art déco aparece em móveis e objetos

Por Reportagem Visual Aldi Flosi | Texto Regina Galvão | Fotos Luis Gomes
Atualizado em 26 Maio 2022, 16h41 - Publicado em 10 set 2009, 21h36

Gosto de peças pouco enfeitadas, mas não minimalistas”, diz o decorador gaúcho Ari Lyra ao explicar o porquê de sua admiração pelo art déco. Em seu apartamento no bairro paulistano de Higienópolis, o estilo do entre-guerras aparece pontuado em móveis e objetos. Revelado em 1925, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas das Indústrias Modernas, em Paris, o art déco combinava a inventividade tecnológica com o preciosismo manual dos artesãos, aplicado em porcelanas, pratarias, esculturas, mobiliário, tapeçaria e também na arquitetura. “É um estilo cenográfico, que caiu no gosto do cinema americano e se tornou bastante popular”, diz a professora de história da arte Heloísa Dallari. Diferentemente da França, onde começou muito decorado e luxuoso, o art déco ganhou contornos mais modernistas e aerodinâmicos nos Estados Unidos, na década de 1930. Conheça também os estilos de decoração neste vídeo com o decorador Fernando Piva.

* Preços pesquisados em agosto de 2009.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.