Apê de Daniel Senise no Rio é uma galeria particular
Obras do artista plástico e de amigos se destacam nas paredes brancas deste apartamento carioca


Daniel Senise estudou engenharia, frequentou as aulas do Parque Laje, fez parte da Geração 80, formada ali, e virou artista plástico badalado. Porém gosta de brincar, dizendo que sua real vocação é para a arquitetura. Adora uma reforma, assume que sente o maior prazer em arrumar a casa e detesta espaços abarrotados. “Sou um minimalista, mas que preza a história e a personalidade”, diz.

Joaquim Tenreiro. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)
A estética limpa que aprecia se aproxima do visual de uma galeria de arte, com áreas livres e muito branco e luz natural. Para criar esse clima no apartamento em que vive com a mulher, a galerista Fabiola Ceni, e o filho Leo, 11 meses, no Arpoador, ele pediu à arquiteta Tania Chueke para quebrar paredes e redesenhar a planta.

Ela incorporou a varanda à sala e interligou os demais espaços com generosas portas de correr. “Daniel gosta de olhar através. Detesta confinamento e ambientes compartimentados”, afirma. A fim de valorizar a amplitude, Tania não rebaixou o pé-direito e trocou a paginação diagonal dos tacos de peroba da sala por uma disposição reta. “Ficou mais simples e contemporâneo.”

Poltronas de Joaquim Tenreiro e Jorge Zalszupin e um sofá inspirado no traço de Sergio Rodrigues são alguns dos garimpos de Daniel, que diz preferir o mobiliário assinado para compor o estilo neutro e elegante da decoração. “O bom design valoriza o acervo de arte contemporânea. Há um diálogo”, afirma ele, que, de vez em quando, troca os quadros de lugar.

“Sempre compro obras novas, a coleção é dinâmica. Assim, o apartamento muda de cara. O que importa é que a base é simples e bem iluminada. Fica fácil de mexer”, explica. Segundo Fabiola, além de cuidar do visual dos ambientes, o artista também administra a casa com perfeição. “Ele organiza o dia a dia para que todas as peças se encaixem no seu universo estético”, conta.

junta a uma tela recente do morador. (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)
O próximo projeto do casal é reformar um apê de arquitetura modernista, recém-adquirido em São Paulo. Já que ambos vivem na ponte-aérea, ter um endereço carioca e outro paulistano será bem prático. “Daniel está feliz da vida com essa nova empreitada. É mais uma reforma a caminho”, finaliza a galerista.



https://www.youtube.com/watch?v=hhcaRxMibc0&t=12s
