BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Além do branco: os tons que trazem paz na decoração

Tons neutros, lavanda, azul... Saiba quais cores transformam a atmosfera de um ambiente em calmaria

Por Da Redação
Atualizado em 19 Maio 2023, 18h42 - Publicado em 21 Maio 2023, 08h10

A decoração de interiores, as cores desempenham um papel significativo na criação de ambientes e na influência do nosso estado de espírito. Algumas cores são conhecidas por transmitirem uma sensação de paz e tranquilidade.

As cores segundo a cromoterapia

A terapia das cores, também conhecida como cromoterapia, é uma prática que utiliza as cores como forma de promover o equilíbrio e a cura do corpo, mente e espírito. Acredita-se que cada cor possua uma vibração energética específica que pode afetar o nosso bem-estar de diferentes maneiras.

A teoria por trás da terapia das cores é que nossos corpos possuem centros de energia chamados chakras, e cada chakra está associado a uma cor específica. Através da exposição às cores ou do uso de luzes coloridas, busca-se equilibrar essas energias e promover a saúde física, emocional e espiritual.

como usar laranja na decoração
As cores na decoração têm o poder de transformar a atmosfera do espaço (Foto: Fernando Crescenti/CASA CLAUDIA)

Segundo essa teoria, cores claras como o azul, por exemplo, são associados à calma, tranquilidade e comunicação, podendo ser usadas para acalmar a mente e promover a serenidade.

Continua após a publicidade

Apesar da cromoterapia não ser uma prática cientificamente comprovada (e não deve ser considerada um substituto para o tratamento médico tradicional),  é comum associar sua prática a benefícios subjetivos ao experimentar a terapia das cores, como relaxamento, redução do estresse e melhoria do humor.

Sendo assim, a confira algumas cores que podem trazer uma atmosfera serena e pacífica à decoração e na arquitetura da casa:

  • Branco
Cozinhas minimalistas
O minimalismo do branco pode ser combinado à um tom colorido, trazendo um toque mais convidativo para o espaço (Foto: Mariana Orsi/CASA CLAUDIA)

O branco é uma cor clássica que transmite uma sensação de pureza e tranquilidade. Ele ajuda a ampliar o espaço, trazendo uma sensação de calma e paz. Além disso, o branco também é uma ótima base neutra para combinação com outras cores tranquilas.

Continua após a publicidade

“Classicamente reconhecido como o símbolo da paz e pureza, o branco é ideal para deixar o ambiente sem nuances marcantes. Muito complementar, ele vai bem com qualquer outra cor de sua preferência, criando efetivamente uma paleta calmante para seu lar”, complementa a especialista Tatiana Hoffmann, gerente de produtos da Bella Janela.

  • Azul
Quartos de casal com parede azul
O azul é um tom tranquilo, perfeito para utilizar no quarto (Foto: Juliana Vilela/Divulgação)

O azul é frequentemente associado à calma e tranquilidade. Tons suaves de azul, como azul-pálido, azul-celeste ou azul-claro, podem criar uma sensação de relaxamento e serenidade. É uma cor que remete ao céu e ao mar, trazendo uma sensação de amplitude e tranquilidade.

Segundo Tatiana, o azul é muito utilizado também nos dormitórios, por relaxar e permitir uma noite de sono melhor.

Continua após a publicidade
  • Verde
Tons de verde na decoração
É possível mesclar diversos tons de verde para compor a decoração de um mesmo ambiente (Foto: Divulgação/CASA CLAUDIA)

O verde é uma cor naturalmente relaxante e refrescante, comumente associada à natureza e à renovação. Tons suaves de verde, como verde-menta, verde-água ou verde-pistache, podem criar um ambiente pacífico e harmonioso.

“É uma cor refrescante, que transmite muita paz por remeter a natureza, o verde traz consigo, serenidade, que, rapidamente deixa qualquer pessoa dentro do ambiente mais leve e relaxada”, complementa Tatiana Hoffmann.

    • Tons neutros
    Apartamento de tons neutros
    Os tons neutros compõem um ambiente sofisticado (Foto: Divulgação/CASA CLAUDIA)

    Cores neutras, como bege, cinza claro e tons de areia, podem trazer uma sensação de serenidade e sofisticação. Esses tons suaves e discretos criam uma atmosfera acolhedora e relaxante.

    “Muito presente em espaços com decorações mais clássicas, o bege ou o cru, são básicos e neutros. Essa tonalidade traz uma sensação de calmaria e relaxamento para o ambiente, além de agregar simplicidade e elegância ao mesmo tempo”, diz a especialista.

    • Lavanda
    Quarto com decoração lilás
    Quarto com decoração lilás (Foto: Divulgação/CASA CLAUDIA)

    O tom suave de lavanda, uma mistura de azul e roxo, pode criar um ambiente tranquilo e relaxante. Essa cor delicada é frequentemente associada à paz, ao equilíbrio e à harmonia.

    Continua após a publicidade
    • Rosa suave
    Como usar rosa na decoração
    O rosa traz um sentimento aconchegante para a decoração (@frau.kieselstein/CASA CLAUDIA)

    Tons suaves de rosa, como rosa-claro ou rosa-pálido, podem trazer uma sensação de calma e delicadeza. Essa cor suave pode ser usada para criar uma atmosfera pacífica e serena.

    “Representando o amor, a gentileza, a doçura e a leveza, é muito bem-vindo dentro de espaços internos. Essa cor pode estimular a paz interior das pessoas que vivem no ambiente em que as integram”, afirma a especialista.

    • Cinza
    Consuelo Jorge - TEMPLO de memória - CASACOR
    A escolha para esse quarto foi a neutralidade do cinza (Foto: Denilson Machado/Divulgação)

    Absorvendo menos luz do que o branco, o cinza transmite a mesma calmaria, mas traz nuances que lembram vagamente o azul, o que potencializa a capacidade de paz do tom. É uma cor muito flexível, que se adapta facilmente em qualquer cômodo da sua casa, instalando a tão procurada sensação de ambiente tranquilo.

    Lembre-se de que a combinação de cores e a iluminação do ambiente também desempenham um papel importante na criação de uma atmosfera pacífica. É recomendável usar essas cores de forma equilibrada e adaptar a paleta de cores de acordo com as preferências pessoais e o estilo de decoração desejado.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    A melhor notícia da Black Friday

    Receba CLAUDIA impressa pelo melhor preço do ano!

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 9,90/mês
    (Melhor oferta do ano!)