A marca Bambola tem peças feitas a mão e cheias de personalidade
Ilustrações lúdicas e coloridas conferem personalidade à Bambola, marca com itens para a casa recém-lançada pela designer gaúcha Paula Juchem.
Na Itália, bambola significa tanto “boneca” quanto pode ser gíria para “menina bonita”. No Brasil, Bambola é o nome da marca que a designer gaúcha Paula Juchem acaba de lançar com peças utilitárias e decorativas feitas a mão. Sempre de cerâmica ou porcelana, os itens chamam a atenção pelas ilustrações lúdicas, coloridas e cheias de personalidade. É o caso da série Pratinhos Ilustrados, que você vê nesta página, coletânea de tiragem limitada com desenhos que não se repetem. “Cada prato é único”, conta Paula, que costuma usar nesse trabalho autorretratos e também fotos dos filhos, Bia, 6 anos, e Pedro, 12 anos. Depois as imagens são impressas em forma de decalque e ganham acabamento de ouro e platina.
“Eu me divirto muito fazendo essas colagens. E diversão é a tônica da Bambola.” A escolha do vocábulo italiano para batizar a marca não é por acaso. Em 1998, aos 23 anos, Paula se mudou para Milão, onde viveu até 2012. Ao longo desses 14 anos, produziu ilustrações e projetos de design para marcas europeias, como a inglesa Conran Shop e a italiana Cassina. Pouco antes de voltar ao Brasil, expôs na Design Gallery Milano uma coleção de pratos que foi comercializada pela grife francesa Non Sans Raison. Agora radicada em São Paulo, a designer acalenta planos para sua nova cria. “Quero convidar outros ilustradores para produzirem séries para a Bambola”, avisa.