A decoração do coworking do Google em São Paulo
Primeiro campus para empreendedores na América Latina, a decoração do local é uma homenagem às festas e à cultura brasileira
A economia do compartilhamento, baseada em trocas, reutilização e divisão de espaços vem modificando o modo como nos relacionamos e convivemos com o consumo. Dentro deste cenário, muitos espaços chamados de coworking vêm surgindo mundo afora e, há algum tempo, aparecem também no Brasil.
Neste ano, o Google lançou o Campus São Paulo, seu primeiro campus para empreendedores na América Latina. O espaço é adequado para fazer networking, ligações e vídeo conferências e também há diversas salas de reunião.
Como a empresa costuma fazer ao redor do mundo, cada espaço reflete um pouco do país em que está e, por aqui, o Brasil está representado em muitos ambientes. Logo na entrada, a mescla de metal, pedra e madeira com plantas da Mata Atlântica representam a floresta tomando conta de um espaço urbano que um dia já foi seu. O projeto é do escritório Super Limão.
Espaço de coworking
São três andares de coworking com toda a estrutura necessária para uma jornada de trabalho. Há muitos espaços de convivência, como uma varanda, e cozinhas em todos os andares. A sustentabilidade foi uma preocupação e o espaço está tomado por plantas nativas que exigem baixa manutenção, ajudam a controlar o fluxo de CO² e mantém o ar purificado. Madeira de reuso e economia de energia com sensores de movimento para ativar as luzes reforçam o projeto sustentável.
Salas de reunião
As festas típicas do Brasil, como Nossa Senhora Achiropita e São João, estão representadas nas salas de reunião para mostrar a mistura de povos encontrada em São Paulo.
Há cabines com isolamento acústico, ponto de internet e ar condicionado perfeitas para realização de vídeos conferências.
Área do silêncio
Neste espaço, onde o barulho não é permitido, várias enfeites de vacas amarelas estão penduradas no teto, em referência à brincadeira de infância.
Outro diferencial do Campus São Paulo é que todas as áreas são acessíveis. Tudo foi adaptado pensando em facilitar a locomoção de deficientes.
Sala de jogos
Neste espaço é possível jogar bilhar ou pebolim, além de relaxar nos bancos e poltronas espalhadas pelo ambiente.
Mais sobre a estrutura
O espaço que fica no bairro do Paraíso, tem ao todo 2600 metros quadrados, auditório para 100 pessoas e sala de aula para 50. Dois andares do Campus Café, sala de amamentação, bicicletário, chuveiros e vestiários. Grafites e mobiliário de design moderno completam os ambientes.
Veja mais imagens do local:
Confira abaixo o vídeo com o antes e depois do espaço:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kYNLaleIxD8%5D
Leia também:
Coworking: quatro espaços de trabalho coletivo em SP
Conheça o escritório do Google em Londres, assinado pelo AHMM
Escritório coworking em Madri tem espaços lúdicos e coloridos