PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A casa do Cirque du Soleil

Não é só na lona que eles arrasam. O Cirque du Soleil dá show de arquitetura no complexo que abriga os bastidores de sua produção.

Por Da redação
Atualizado em 4 abr 2024, 15h31 - Publicado em 31 ago 2007, 19h37

Neste lugar, acrobacia, balé, música, máscaras e perucas combinam com arquitetura! A Tohu é a cidade das artes do Circo, um imenso complexo de 197 mil hectares, em Saint Michel, a 40 minutos do centro de Montreal, Canadá. Aqui fica a casa da mais espetacular companhia de artes performáticas, o Cirque du Soleil e também a sede da prima-irmã, a Escola Nacional do Circo. São quatro belíssimas construções com estúdios para treino e hospedagem dos atletas, salas para criação dos designers, marceneiros e sapateiros e escritórios para elaboração das novas turnês. Há espaço também para os engenheiros, que testam os trampolins e todo aparato de cenografia. Na elaboração de tais elementos, não se dispensa nada, nem as anteninhas de celular, ideais para fazer bigodinho de dragões. Outra coisa que não se perde é o lixo comum, que serve de suprimento da estação de biogás. O imenso terreno que abriga o complexo, aliás, já serviu de aterro sanitário de Montreal. O fundador do Soleil, Guy Laliberté, em meados dos anos 90, topou o desafio de reurbanizar aquela parte da cidade. A comunidade local, que hoje é sempre bem-vinda, junta-se aos outros visitantes nas feiras e oficinas de criação ou nos espetáculos da Chapiteau des Arts – um pavilhão com 44 m de diâmetro. O complexo é reconhecidamente um case de sucesso de arquitetura, sustentabilidade e preocupação social – ele já recebeu inúmeros prêmios, inclusive, a categoria ouro do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, o selo que atesta uma construção ecologicamente correta). Confira as fotos.

Como Chegar:

Se estiver em Montreal e quiser conhecer o complexo do Cirque du Soleil há duas formas de chegar. De carro, pegue a via expressa Autoroute Metropolitaine até o Km 40 para chegar a Rua Jarry Est, 2345. De ônibus: pode-se descer na estação de metrô Jarry e pegar o ônibus 193 – East. Ou pegar na estação Iberville a linha 94 North.

Calendário da programação:

https://www.tohu.ca/activites/calendrier.aspx

Para fazer o tour pelo complexo, agende as visitas previamente pelo telefone DDI + 514-376- 8648.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.