6 galpões antigos de Londres transformados em casas incríveis
Para atender a demanda por casas na cidade, os arquitetos convertem construções industriais em espaços lindos para morar e trabalhar
Como a demanda por casas em Londres só cresce, uma solução que os arquitetos encontraram é buscar galpões antigos para transformá-los em residências ou em espaços tanto para morar quanto trabalhar. O site Dezeen reuniu seis exemplos de casas desenhadas nos grandes espaços “em branco” dos galpões londrinos. Confira:
1. Casa Florida Street
O Paper House Project adicionou um átrio com pé direito duplo em um antigo armazém de roupas, para criar dois quartos no segundo andar. As janelas em grade que cercam o átrio dão um ar industrial para o interior, além de deixarem mais luz natural entrar.
2. Apartamento Teatral
O escritório APA Architects criou o apartamento para dois diretores de teatro e cinema em um galpão transformado. A estética rústica do espaço foi preservada no projeto, e um volume de aço abriga o banheiro e um arquivo de filmes.
3. Loft Bermondsey Warehouse
O apartamento fica em um edifício que já foi uma fábrica de estanho e zinco, e passou por uma renovação comandada pelo Form Design Architecture. Os ambientes, onde o branco predomina, tem piso de tábuas de madeira recuperadas de uma capela no país de Gales.
4. Clapton Warehouse
A primeira coisa que o Sadie Snelson Architects fez no galpão foi remover as divisões existentes, para criar uma casa e espaço de trabalho para um fotógrafo. Para criar mais ambientes, a área social – onde a cozinha e o estar são integrados – ganhou um mezanino.
5. Casa para um pintor
O Dingle Price Architects aproveitou a estrutura existente de um antigo galpão em estilo vitoriano para criar a casa de um pintor e sua família. O escritório dividiu o espaço em duas metades: uma abriga o estúdio, com pé-direito duplo, enquanto outra traz os espaços da casa em dois andares.
6. Broad Court
O escritório Emrys Architects transformou dois galpões vitorianos de quatro andares em seis apartamentos. As coberturas preservam o telhado de duas águas original e o novo design traz piso de carvalho, marcenaria de nogueira e ferragens de bronze para complementar os materiais existentes.
Leia também: Padaria vitoriana é transformada em 12 casas em Londres