5 salas na área externa de casa
As áreas externas destas casas contemporâneas não possuem limites entre dentro e fora e são confortáveis para relaxar e receber
As salas voltadas para a área externa revelam um jeito de viver contemporâneo, em que não há limites entre dentro e fora. Nos ambientes a seguir, as funções e misturam em espaços confortáveis para relaxar e receber.
1. A dois passos da piscina
“Este living é um grande vão livre, onde os moradores gostam de estar com os amigos”, diz a arquiteta Veridiana Tamburus, que assina o projeto com o sócio, Fabio Storrer. A proximidade com a piscina e o jardim vertical (Alalou Paisagismo) deixa o ambiente mais fresco, e o grande tapete colorido traz vibração.
Tapete da Square Foot, mesa de centro da Micasa e poltronas Tetê, de Sergio Rodrigues (Dpot). Vaso e caixas de madeira da Marché Art de Vie.
Mesa de jantar de Guilherme Torres com cadeiras da Dpot. Espreguiçadeiras da Franccino Giardini, mesa redonda e cadeiras da Micasa e móveis de corda da Marché Art de Vie. Na área interna, piso de mármore travertino romano (Belas Artes) e, na externa, deque de nogueira natural (Filarte).
Sofá cinza de Guilherme Torres. O modelo cru é da Micasa.
2. Vista para o jardim vertical
Ao projetar este living, a arquiteta Consuelo Jorge criou a conexão com a pequena área externa, que ganhou um muro verde, assinado pelo paisagista Alex Hanazaki. Na decoração, a integração visual entre o interior e o exterior ficou a cargo do painel de cumaru na parede. “Ele puxa a varanda para dentro”, explica a arquiteta. Outros recursos que reforçam a ideia de integração são as portas de correr transparentes e os tons neutros dentro e fora. “Deixei as cores vibrantes apenas para o tapete e os pufes”, completa.
Almofadas da Codex e Orbi Brasil. Mesa e banco da Crate & Barrel e cadeiras da Artesian. Escultura de pedra dourada da Hybrida, castiçal da Loja Teo e cubo dourado com cesto de vidro da Orbi Brasil
Na área externa, pufes Float, de Paola Lenti.
Sobre as mesas de centro (Minotti e Glasitalia), esferas da Orbi Brasil e arranjo criado pela Sinhá Flor Jardim. À direita, dupla de poltronas U Turn, da Bensen, e, ao fundo, poltronas Feel Good Soft, da Flexform. As poltronas magrinhas não atrapalham a passagem entre o living e o jardim.
3. A natureza abraça a casa
O terreno amplo, sombreado por árvores centenárias, inspirou o arquiteto Maurício Nóbrega a sugerir uma reforma radical nesta casa, no bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro. “Era essencial tornar a sala mais gostosa e aberta para a paisagem”, explica. As esquadrias foram trocadas por painéis de vidro, que cercam todo o ambiente e criam uma ligação natural com a varanda. “O dentro e o fora se comunicam sem cerimônia”, diz o profissional, que projetou um novo paisagismo, com piscina e deque.
O estar a céu aberto, com poltronas de madeira maciça, de Carlos Motta, se comunica com a sala de jantar.
O paisagismo exuberante foi elaborado por Fernando Acylino. “A dona da casa plantou sozinha grande parte das espécies. Ela adora jardinagem”, conta Maurício. Mesa e cadeiras antigas foram garimpadas pelos proprietários.
Junto à piscina, revestida de pedra hijau (Palimanan), chaises de Sergio Rodrigues.
4. Paredes invisíveis
No interior de São Paulo, este refúgio de fim de semana precisava ter um clima aconchegante, mas ao mesmo tempo ser leve e prático. Para conseguir essa atmosfera no living, a designer de interiores Marina Linhares criou uma decoração que mescla texturas e cores. “A ideia foi elaborar uma base clara e brincar com o vermelho dos tecidos e o verde, que aparece na marcenaria”, explica. Cercado por grandes portas de correr envidraçadas, o ambiente se liga ao jardim, assinado pela empresa O Jardineiro Fiel.
Tapete da By Kamy, sofá da Dpot, poltrona e centro de mesa da Etel, almofadas vermelhas da Entreposto, mesas laterais de Arnaldo Danemberg (à esq.) e Marché Art de Vie (à dir.) e abajur do Passado Composto Século XX.
Poltrona, pufe e mesa lateral da Etel e luminária da Lumini.
Na sala de jantar, mesa e cadeiras da Etel, aparador e centro de mesa de Ana Luiza Wawelberg e espelho da Entreposto. Dispostos de modo circular, os móveis formam cantos aconchegantes
Diversão todos os dias
Apesar de morar fora do Brasil a maior parte do tempo, o casal de proprietários desta casa, em São Paulo, quis ter uma estrutura bem montada por aqui – e sem abrir mão da área de lazer. Pensado para receber os amigos, o living, assinado pela Triplex Arquitetura, tem muitos lugares para que os convidados se esparramem à beira da piscina. “O layout dos espaços e a escolha dos materiais, como madeira e tecido, criam uma sensação acolhedora e informal”, explica a arquiteta Adriana Helú, sócia do escritório.
Sofá da Breton e almofadas da Codex. Sobre a mesa de centro (Tora Brasil), vaso da Orbi Brasil, bandeja da Hybrida e jogo de garrafas com copos da Vista Alegre. Mesas laterais da Madeira de Lei (à dir.).
Poltrona da Casual, mesa redonda da Petramar com pés da Artezanal e cadeiras da Benedixt. Arranjo da Acorda Margarida.
Poltrona e pufe da Micasa e luminária da Lustreco.
As paredes internas vieram abaixo e as externas deram lugar a portas de correr na área social.
Leia também: 24 varandas para se inspirar