5 mulheres que criaram refúgios na própria casa para relaxar
Sem sair de casa, estas mulheres criaram refúgios particulares, onde se isolam do mundo para trabalhar, relaxar ou simplesmente deixar o tempo passar. São espaços feitos apenas para elas, dedicados ao bem viver
Arte em clima praiano
No cantinho do quintal, o muro dos fundos e as paredes laterais serviram de alicerce para o ateliê da artista plástica Priky Zuccolo. Telhas e esquadrias de demolição completaram o espaço onde ela cria telas coloridíssimas, de inspiração litorânea. “Fico mais aqui que dentro de casa. É onde me inspiro e concentro minhas tarefas do dia”, conta. Com paredes brancas e piso cinza, o ambienteacolhe os quadros da artista, que usa a técnica mista sobre tela como principal suporte. “Já fquei asemana inteira sem precisar ir para a rua. É muito prático ter o espaço de trabalho tão próximo de mim.”Ao lado: Priky em frente ao atel iê, que recebe farta iluminação natural, onde também atende seus clientes. Do lado defora, uma árvore de araçá, plantada por ela, divide o jardim com bananeiras e alpíneas vermelhas.
Laboratório de sensações
É sob a sombra de árvores frutíferas que Gabriela Pileggi, a dona da Jardineiro Fiel, desenvolve sua criatividade. Com as mãos na terra, ela planta, replanta, troca de vaso e experimenta novas mudas em seu jardim particular. Apaixonada pelo que faz, cultiva uma seleção diversa de espécies no belo espaço no fundo de casa. “Além de ser um lugar onde me desconecto, também é aqui que me divirto testando como se comportam as plantas”, conta a paisagista. No recanto verde ainda acontecem almoços nos finais de semana, quando ela divide seu pequeno paraíso com o marido e os filhos.
Discos, livros e nada mais
Dona de uma volumosa biblioteca, a produtora gastronômica Veridiana Mott viu que era hora de dar um lugar reservado a sua coleção. Do Estúdio Risco veio a ideia de transformar um dos quartos do apê para guardá-la. Os profissionais bolaram um cubo de chapas de compensado de pinho, que abriga oito estantes com rodízios. De quebra, a dona da casa ganhou um canto extra para descansar, com direito a tatame e nichos para organizar os vinis. “Passo muito tempo aqui procurando referências para eventos que dirijo e, às vezes, recebo amigos em encontros informais”, diz Veridiana.
Corpo e mente em sintonia
Em busca de praticidade e privacidade, a empresária Maria Ximenes encomendou ao arquiteto Ricardo Miura e à designer de interiores Carla Yasuda uma sala de massagem em seu apartamento. Anexo ao quarto, o espaço revestido de freijó esbanja clima zen e conforto com uma cama na altura certa, também desenhada pela dupla de profissionais. Ali, pela manhã, horário em que a luz solar garante uma atmosfera acolhedora até no inverno, acontecem sessões semanais de shiatsu e drenagem. “É bom desfrutar de luxos assim em casa”, diz Maria, fã assumida desse tipo de comodidade.
Natureza sempre à vista
Com a difícil missão de encorajar pessoas a buscar um propósito em suas vidas e carreiras, a coach Ana Raia, da Raia Coaching, fez de casa um local especial para recarregar as baterias e aliviar tensões. Adepta do feng shui, ela montou seu home office guiada pelos ensinamentos dessa filosofa e apostou tudo no frescor do generoso jardim. Superfícies amadeiradas também se destacam, como no tampo da mesa de Eero Saarinen. “É um lugar especial, onde não se escuta nada além do canto dos pássaros”, revela. Sempre que pode, Ana tira os sapatos só para pisar na grama.