20 quartos com cama baixa para fugir do clichê na decoração
Bastante populares na decoração oriental, as camas baixas são perfeitas para quem quer inovar o décor com estilo e personalidade
Para algumas pessoas, dormir em uma cama baixa pode soar estranho, mas esse é um hábito muito comum na cultura oriental. No Japão, por exemplo, utilizar futons e tatames como cama é uma tradição milenar.
LEIA TAMBÉM: Cabeceira de cama estofada é a nova tendência para o quarto
De acordo com a crença japonesa, dormir próximo ao chão permite que a terra absorva o peso e os maus fluidos do dia a dia e renove as energias gastas, proporcionando um sono mais tranquilo e revigorante. No lado de cá, o costume foi reinventado e utilizado em diferentes projetos de decoração de quartos que vão muito além do estilo oriental.
As camas baixas podem ser utilizadas em quartos de solteiros, casal e até mesmo em infantis. No entanto, os modelos rebaixados são mais indicados para quem deseja compor um ambiente mais informal e jovial.
LEIA MAIS: Cabeceiras: alternativas para os colchões box
Além de proporcionar melhores noites de sono de acordo com os japoneses, a cama rente ao piso ajuda a otimizar o espaço do quarto em relação aos modelos tradicionais e é capaz de deixar a decoração ainda mais leve, sendo perfeita para os amantes do estilo minimalista.
Como usar uma cama baixa
Mas antes de decidir levar o colchão ao chão, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como o tipo de piso em que ele será colocado e o impacto da umidade no material. Os colchões, geralmente no modelo box ou futon, devem ser colocados em plataformas para não ficarem tão expostos à sujeira do chão.
Os tablados não só dão acabamento à cama, evitando de deixá-la solta no cômodo, como podem servir também como prateleira ou abrigar gavetas, ajudando na organização do quarto. A base pode ser feita em madeira, concreto, pallets ou ainda por tapeçarias.
Fugindo do clichê
As camas baixas proporcionam ao ambiente uma aparência simples, mas elegante. Elas são ideais para quem deseja fugir do clichê e seguir uma decoração moderna e clean.
Uma dica é apostar na madeira corrida e tons escuros, como o cinza e o preto, para atualizar o décor com uma pegada urbana e contemporânea. Outra opção é incrementar o quarto com móveis e objetos coloridos como uma forma de deixar o projeto mais atual.
Inspire-se com estes 20 quartos com cama baixa: