PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

20 quartos com cama baixa para fugir do clichê na decoração

Bastante populares na decoração oriental, as camas baixas são perfeitas para quem quer inovar o décor com estilo e personalidade

Por Rafael Belém
28 jun 2017, 12h18
cama-baixa-03
(Reprodução/Houzz)

Para algumas pessoas, dormir em uma cama baixa pode soar estranho, mas esse é um hábito muito comum na cultura oriental. No Japão, por exemplo, utilizar futons e tatames como cama é uma tradição milenar.

LEIA TAMBÉM: Cabeceira de cama estofada é a nova tendência para o quarto

De acordo com a crença japonesa, dormir próximo ao chão permite que a terra absorva o peso e os maus fluidos do dia a dia e renove as energias gastas, proporcionando um sono mais tranquilo e revigorante. No lado de cá, o costume foi reinventado e utilizado em diferentes projetos de decoração de quartos que vão muito além do estilo oriental.

cama-baixa-17
(Reprodução/Pinterest)
Continua após a publicidade

As camas baixas podem ser utilizadas em quartos de solteiros, casal e até mesmo em infantis. No entanto, os modelos rebaixados são mais indicados para quem deseja compor um ambiente mais informal e jovial.

LEIA MAIS: Cabeceiras: alternativas para os colchões box

Além de proporcionar melhores noites de sono de acordo com os japoneses, a cama rente ao piso ajuda a otimizar o espaço do quarto em relação aos modelos tradicionais e é capaz de deixar a decoração ainda mais leve, sendo perfeita para os amantes do estilo minimalista.

Continua após a publicidade

Como usar uma cama baixa

Mas antes de decidir levar o colchão ao chão, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como o tipo de piso em que ele será colocado e o impacto da umidade no material. Os colchões, geralmente no modelo box ou futon, devem ser colocados em plataformas para não ficarem tão expostos à sujeira do chão.

cama-baixa-07
(Reprodução/Houzz)

Os tablados não só dão acabamento à cama, evitando de deixá-la solta no cômodo, como podem servir também como prateleira ou abrigar gavetas, ajudando na organização do quarto. A base pode ser feita em madeira, concreto, pallets ou ainda por tapeçarias.

Continua após a publicidade

Fugindo do clichê

As camas baixas proporcionam ao ambiente uma aparência simples, mas elegante. Elas são ideais para quem deseja fugir do clichê e seguir uma decoração moderna e clean.

cama-baixa-05
(Reprodução/Houzz)

Uma dica é apostar na madeira corrida e tons escuros, como o cinza e o preto, para atualizar o décor com uma pegada urbana e contemporânea. Outra opção é incrementar o quarto com móveis e objetos coloridos como uma forma de deixar o projeto mais atual.

Continua após a publicidade

Inspire-se com estes 20 quartos com cama baixa:

Divulgação/CASA CLAUDIA
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.