13 ambientes que são a cara do outono
Madeira, tons terrosos e tecidos quentes sopram o ar de aconchego que marca a estação
O outono é tempo de renovar. A estrela principal da estação são os tons terrosos, acompanhados por misturas de tecidos e muita madeira. Vale tudo que lembrar aconchego. Que tal se inspirar nestes ambientes abaixo?
A madeira aquece os ambientes e pode ser usada do chão ao teto. O couro marrom da poltrona Costela (Desmobília) torna o terraço mais aconchegante, um ótimo espaço para receber visitas no início da noite.
O uso de cores terrosas não precisa resultar em um ambiente escuro: o apoio da luz natural e a mistura de nuances iluminam a sala de estar.
Não há como ser mais outonal que esse charmoso móbile de folhas secas. Ele completa o canto de leitura de ar sóbrio em companhia da manta e da almofada bege.
Misturar madeira e tijolinho aparente é quase sinônimo da estação. A combinação aparece de várias formas. Os materiais podem dividir a mesma parede, como na primeira foto. Outra opção é o tijolo ocupar toda essa superfície e a madeira aparecer no chão, como na foto abaixo.
A iluminação deste quarto aquece o ambiente, com várias luminárias complementando os spots do teto.
Para fugir do marrom: a arquiteta Adriana Noya apostou na cor vermelha na decoração da adega da Casa Cor 2012. Outros tons que são a cara do outono são marsala, bordô, laranja, mostarda e verde.
O clima de sossego dessa sala vem dos elementos naturais no mobiliário, como o pufe de palha, a banqueta de madeira e o tapete de cânhamo.
A mesa de madeira de demolição faz divisa entre a cozinha e a sala de estar. Todos os ambientes desse loft de 100m² seguem a linha natural, com mix de tijolinho e madeira, projeto da designer de interiores Paola Ribeiro.
As folhas que caem das árvores são o grande símbolo da estação e foram levadas para dentro do quarto pela estampa do tapete.
Sementes de árvores expostas em um vidro transparente são uma ótima ideia de arranjo outonal. A mistura pode ser feita com favas, pinhas e coquinhos.
O lado de fora da casa fica completo com uma mesa de centro de madeira, chão de pedregulhos e uma lareira portátil que embala as noites frias. Quem não gostaria de relaxar com uma xícara de chá e coberto por essa manta quentinha?
Nesse projeto da designer de interiores Letícia Laurino Almeida, o revestimento da parede é, na verdade, uma placa cerâmica – forma de fazer os tijolos funcionarem também na cozinha.
Com 18m², uma das paredes do home office é decorada por obras de arte e a outra por uma textura sustentável feita com restos de turmalina. O projeto é de Aparecida Lamari e fez parte da Casa Cor Espírito Santo 2015.